GAE (Gabinete de Aconselhamento de Energia)

No âmbito do projeto STEP (Soluções para Combater a Pobreza Energética – financiado pelo programa H2020 da UE), a DECO inaugurou a 5 de Novembro o Gabinete de Aconselhamento de Energia – GAE que presta aconselhamento personalizado, detalhado e gratuito aos consumidores sobre energia. Questões como o acesso à tarifa social, mudança de comercializador ou incentivos financeiros do Fundo Ambiental são esclarecidas pela equipa especializada do GAE. No ano de lançamento, o GAE registou 65 atendimentos.


Linha telefónico de apoio ao viajante

A 4 de Março, e após a receção de mais de 50 queixas sobre cancelamentos de voos e viagens organizadas na sequência da pandemia da COVID-19, a DECO lançou uma linha telefónica de apoio jurídico aos viajantes - 21 371 02 82. Nas primeiras 11 horas, esta linha de apoio registou 481 chamadas, uma média de 44 pedidos por hora. No final de 2020, a linha tinha apoiado 6.838 consumidores.


2019 – A DECO em TIMOR

O trabalho de cooperação internacional da DECO consolidou-se através de uma parceria com a TANE Konsumidor de Timor Leste. No âmbito desta parceria foi aprovado o projeto “Empoderar e Capacitar os Consumidores em Timor Leste” pela União Europeia, no âmbito do Programa Europaid para a Capacitação da Sociedade Civil em Timor Leste.


2019 – “Consumers International Summit” - Estoril

Em 2019, o Summit da Consumers International voltou a realizar-se em Portugal e foi dedicado ao tema do digital. A organização esteve a cabo da Direção Geral do Consumidor, tendo a DECO promovido um Side-Event sobre a urgência da literacia digital.


2019 – Inauguração da DECO Madeira

A inauguração da DECO Madeira a 15 de março de 2019, com o apoio do município de Santa Cruz, foi um grande passo para garantir a proximidade da DECO aos consumidores em todo o território nacional.


2018 – Ação judicial contra o Facebook

Face ao escândalo da Cambridge Analytics, a DECO avança com uma ação em tribunal contra o Facebook para que os portugueses registados naquela rede social sejam indemnizados pelo uso massivo e indevido dos seus dados.


2018 – Ação judicial contra operadores de telecomunicações

Ação coletiva contra a Meo, Nos e Nowo para que estas empresas devolvam os montantes que cobraram indevidamente durante meses aos seus clientes, após terem avançado com aumentos sem os informar que podiam rescindir os contratos.


2018 - Conferência Internacional de Justiça Ambiental

Esta Conferência Internacional foi promovida com o objetivo de colocar os consumidores e as organizações de consumidores a discutir temas relativos à crise ambiental, para que possamos ser parte fundamental nas soluções a encontrar. Os painéis trataram temas como seguros e fenómenos climáticos extremos, saúde ambiental, poluição sonora e do ar ou o direito a uma alimentação saudável perante os fenómenos de pobreza e exclusão.


2017 – Contra as comissões sem serviço prestado

5 milhões de euros por dia são quanto os consumidores pagam aos bancos em comissões, mas nem todas são legítimas. A DECO mobiliza os consumidores para eliminar as comissões abusivas, desproporcionadas e ilegais e avança com mais uma petição para a Assembleia da República.


2017 - Appy Tourist

A Appy Tourist apoia os turistas que visitam o Porto, explicando quais são os direitos dos consumidores em Portugal e como agir perante algum problema ou insatisfação.