O projeto ECO2 termina com sucesso e deixa a Plataforma de Aprendizagem online a todos os consumidores que queiram reduzir o consumo de energia

 

Depois de ter chegado a mais de 11 mil consumidores na Europa através da ACT4ECO, uma plataforma de aprendizagem sobre eficiência energética ao nível residencial, o projeto ECO2 cessa as suas atividades e deixa esta ferramenta para utilização livre.

 

Termina agora, a 31 de agosto, o projeto ECO2 que, ao longo de 2 anos e meio, sensibilizou e forneceu informa√ß√£o √ļtil a mais de 11 mil consumidores europeus sobre efici√™ncia energ√©tica e as melhores formas gerir e reduzir os consumos de energia nas habita√ß√Ķes. A boa not√≠cia √© que a Plataforma ACT4ECO vai continuar dispon√≠vel e acess√≠vel para consumidores e stakeholders.

Esta √© uma ferramenta muito importante porque, com a amea√ßa cada vez mais presente das consequ√™ncias das altera√ß√Ķes clim√°ticas e do peso da energia para o or√ßamento das fam√≠lias, todos temos um contributo a dar para que a produ√ß√£o e consumo de energia sejam mais sustent√°veis. Um desses caminhos √© optar por um consumo sustent√°vel, cr√≠tico e informado.

Por isso, se ainda não explorou esta Plataforma de Aprendizagem, não deixe de o fazer. Em ACT4ECO todos os consumidores podem aprender, a seu ritmo e segundo as suas necessidades, tudo sobre eficiência energética nas suas casas.

S√£o mais de vinte m√≥dulos informativos e demonstrativos para aumentar a efici√™ncia energ√©tica das habita√ß√Ķes, muitas das quais apenas com mudan√ßas de h√°bitos de consumo ou com pequenas interven√ß√Ķes. Os m√≥dulos est√£o divididos em cinco temas: (1) torne-se um consumidor inteligente; (2) melhore a efici√™ncia energ√©tica da sua casa; (3) mantenha o uso eficiente de energia; (4) aprenda a gerir o seu consumo de energia; e (5) produza a sua pr√≥pria energia.

Assista a este breve vídeo para saber como funciona a plataforma e perceber o que pode vir a aprender, porque a eficiência energética é boa para a carteira e para o ambiente.

A Plataforma ACT4ECO é o principal resultado do projeto ECO2 que, com o apoio do Programa Horizonte 2020, tinha como objetivo envolver e capacitar os consumidores para a eficiência energética, reforçando os seus conhecimentos e motivando-os para a adoção de comportamentos energeticamente eficientes.

O projeto iniciou em mar√ßo de 2018 e terminou em agosto 2021 e reuniu parceiros de nove pa√≠ses – B√©lgica, Bulg√°ria, Dinamarca, Finl√Ęndia, Gr√©cia, Irlanda, It√°lia, Litu√Ęnia e Portugal. Al√©m de ter implementado esta Plataforma online, o projeto contemplou a realiza√ß√£o de iniciativas de comunica√ß√£o e sess√Ķes informativas para consumidores, reuni√Ķes com especialistas, bem como mesas redondas para debater com stakeholders ligados a programas e pol√≠ticas energ√©ticas e semin√°rios internacionais para apresenta√ß√£o de recomenda√ß√Ķes √† escala europeia.