No primeiro trimestre de 2021 os pedidos de ajuda recebidos na DECO sobre a faturação de energia aumentaram 61%, face ao mesmo período de 2020.
Este ano o Inverno foi muito frio e as necessidades de consumo de energia aumentaram devido às medidas de confinamento. Só em janeiro, o consumo doméstico de eletricidade aumentou 31% face ao mesmo mês de 2020 (dados da DGEG).
Na DECO recebemos denúncias de famílias que receberam faturas de eletricidade de 200€ para um mês de consumo, quando o valor médio que costumavam pagar seria de 80€, o que se deve sobretudo à utilização de soluções de aquecimento que, não sendo os mais eficientes, gastam muita energia.
A DECO quer apoiar os consumidores a gerir os seus consumos de energia, tendo criado para tal o Gabinete de Aconselhamento de Energia (GAE) que está ao dispor de todos os consumidores.
O GAE conta com uma equipa com 35 técnicos preparados para informar e ajudar os portugueses a melhorar a eficiência energética da sua casa, a gerir os seus consumos, a compreender o funcionamento do mercado de energia, bem como a recorrer a mecanismos de apoio em situação de pobreza energética.
Agende já uma consulta com o Gabinete de Aconselhamento de Energia da DECO através do nº de telefone: 213710220 ou energia@deco.pt.
Para saber mais sobre o consumo de energia eficiente, acompanhe, a partir de hoje, nas redes sociais 4 vídeos produzidos no âmbito do projecto STEP com dicas simples sobre o tema disponíveis aqui:
O projeto STEP recebeu financiamento do programa de investigação e inovação H2020 da União Europeia através do contrato de financiamento n.º 847080.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.