No primeiro trimestre de 2021 os pedidos de ajuda recebidos na DECO sobre a faturação de energia aumentaram 61%, face ao mesmo período de 2020.

 

Este ano o Inverno foi muito frio e as necessidades de consumo de energia aumentaram devido às medidas de confinamento. Só em janeiro, o consumo doméstico de eletricidade aumentou 31% face ao mesmo mês de 2020 (dados da DGEG).

 

Na DECO recebemos denúncias de famílias que receberam faturas de eletricidade de 200€ para um mês de consumo, quando o valor médio que costumavam pagar seria de 80€, o que se deve sobretudo à utilização de soluções de aquecimento que, não sendo os mais eficientes, gastam muita energia.

 

A DECO quer apoiar os consumidores a gerir os seus consumos de energia, tendo criado para tal o Gabinete de Aconselhamento de Energia (GAE) que está ao dispor de todos os consumidores.

 

O GAE conta com uma equipa com 35 técnicos preparados para informar e ajudar os portugueses a melhorar a eficiência energética da sua casa, a gerir os seus consumos, a compreender o funcionamento do mercado de energia, bem como a recorrer a mecanismos de apoio em situação de pobreza energética.

 

Agende já uma consulta com o Gabinete de Aconselhamento de Energia da DECO através do nº de telefone: 213710220 ou energia@deco.pt.

 

Para saber mais sobre o consumo de energia eficiente, acompanhe, a partir de hoje, nas redes sociais 4 vídeos produzidos no âmbito do projecto STEP com dicas simples sobre o tema disponíveis aqui:

O projeto STEP recebeu financiamento do programa de investigação e inovação H2020 da União Europeia através do contrato de financiamento n.º 847080.