Os consumidores estão preparados para a transição energética. Ao longo de três anos, o HARP mostrou que os portugueses se interessam pela eficiência energética, que se preocupam com o ambiente e que estão disponíveis para mudar as suas casas e os seus comportamentos. Porém, ainda necessitam de informação clara e rigorosa sobre aquecimento eficiente. Por isso, e apesar de o projeto HARP terminar, as suas ferramentas continuarão disponíveis a todos no site aquecimentoeficiente.pt.

 

O projeto HARP ‚Äď Heating Appliances Retrofit Planning ‚Äď foi implementado entre maio de 2019 e julho de 2022 com o objetivo de sensibilizar os consumidores para a import√Ęncia de pensar e planear atempadamente os seus sistemas de aquecimento, em particular, a substitui√ß√£o de sistemas antigos e obsoletos que podem avariar a qualquer momento.

 

O consumo de energia para aquecer as casas e preparar água quente representa, em média, 80% da fatura energética dos consumidores na Europa. A isto acresce o facto de os equipamentos serem, na sua maioria, ineficientes (classe C ou inferior) e alimentados a combustíveis fósseis (como o carvão ou gás), ou seja, uma fatura elevada e uma enorme pegada ambiental.

 

No ver√£o, em Portugal, queremos praia e calor, mas os inc√™ndios, as vagas de calor, as altera√ß√Ķes clim√°ticas, a subida dos pre√ßos da energia e a depend√™ncia energ√©tica da Europa obrigam a que se leve o tema da efici√™ncia energ√©tica para as f√©rias, porque, afinal, o Inverno vai chegar e com ele a necessidade de aquecer as nossas casas.

 

A pensar nisto, em Portugal, tal como nos outros 5 países parceiros, as ferramentas do HARP continuarão acessíveis, de forma gratuita, a todos os consumidores. A DECO e a ADENE continuarão a promover iniciativas para ajudar os consumidores nesta transição energética.

1 ‚Äď Saber na aplica√ß√£o HARPa qual a etiqueta energ√©tica do equipamento instalado e qual o equipamento recomendado

A n√£o ser quando os equipamentos avariam, os consumidores, quase sempre, desconhecem o momento de trocar o seu sistema de aquecimento. Com esta aplica√ß√£o online, onde √© introduzida alguma informa√ß√£o muito simples, os consumidores podem ficar a saber qual a etiqueta energ√©tica do equipamento que t√™m instalado, qual a melhor solu√ß√£o para as suas casas e quanto podem poupar. Al√©m disso, no final da simula√ß√£o, t√™m dispon√≠veis liga√ß√Ķes para informa√ß√£o adicional, fornecedores e incentivos financeiros dispon√≠veis.

 

Esta aplicação foi utilizada por mais de 3.500 consumidores em Portugal, dos quais 2.500 tinham equipamentos com etiqueta energética C, D, E ou F. Faça já a sua simulação aqui. Pode ver com o vídeo da Família Inverno de como funciona a HARPa.

2 ‚Äď Conhecer os benef√≠cios de um aquecimento eficiente, al√©m da poupan√ßa na fatura, e desfazer mitos sobre aquecimento

O HARP estudou os comportamentos e prefer√™ncias dos consumidores em Portugal, Alemanha, Espanha, Fran√ßa e It√°lia. No nosso pa√≠s, os consumidores valorizam mais alguns aspetos, tais como o conforto t√©rmico, a qualidade do ar e a redu√ß√£o do impacto ambiental, estando dispon√≠veis para pagar equipamentos mais caros, desde que essas condi√ß√Ķes estejam garantidas. Descubra mais sobre os benef√≠cios de ter um sistema de aquecimento aqui.

 

A falta de informa√ß√£o e o ‚Äúdiz-que-disse‚ÄĚ n√£o ajudam os consumidores na sua jornada por um aquecimento mais eficiente, mas o HARP desconstruiu ideias feitas. Descubra lendo este folheto se √© mesmo verdade que optar pelo aquecimento com biomassa (pellets) est√° a destruir a floresta ou se as bombas de calor s√£o s√≥ para moradias.

 

Mais de 15 mil pessoas usaram o site do projeto aquecimentoeficiente.pt para se informar. Use-o também.

3 ‚Äď Assistir a sess√Ķes informativas em direto ou em qualquer momento nas redes sociais

O HARP fez sess√Ķes informativas presenciais para falar sobre aquecimento energ√©tico, apresentar a aplica√ß√£o HARPa e esclarecer d√ļvidas de consumidores e tamb√©m em formato digital para chegar a todos os consumidores.

 

Foram 2 temporadas e 6 sess√Ķes informativas sobre temas diferentes. Todas as sess√Ķes est√£o dispon√≠veis no¬† Facebook¬†e Youtube da DECO.

 

A 1¬™ temporada ‚ÄúAquecer sem empobrecer‚ÄĚ aconteceu entre novembro de 2021 e janeiro 2022:

  • Quanto custa uma casa quente? Planear √© poupar;
  • O B-A-BA do aquecimento: o que tem de saber;
  • Sistema de aquecimento: como escolher, passo a passo;

 

A 2¬™ temporada ‚ÄúPoupar Energia‚ÄĚ foi realizada no m√™s de maio:

  • Mudar o dia a dia para poupar energia;
  • Pequenas obras que poupam muita energia;
  • Para que servem as etiquetas energ√©ticas;