Projeto HARP: Um quiz para aprender sobre aquecimento eficiente jogando

O aquecimento representa 80% do consumo energ√©tico das fam√≠lias europeias. O HARP vai ajudar a poupar energia, dinheiro e o ambiente. Os consumidores podem, antes de testar os seus conhecimentos com o Quiz, ver os materiais dispon√≠veis sobre aquecimento eficiente, tecnologias, mitos e benef√≠cios. Em breve, a ferramenta online, HARPa, vai estar dispon√≠vel para ajudar a avaliar velhos sistemas de aquecimento e simular as melhores op√ß√Ķes de substitui√ß√£o.

Na Europa, 60% dos sistemas de aquecimento instalados est√£o obsoletos e s√£o ineficientes ‚Äď t√™m mais de 15 anos e uma etiqueta energ√©tica C ou inferior.¬† Neste contexto, um dos grandes desafios que se coloca aos consumidores na escolha e instala√ß√£o de um sistema de aquecimento √© a falta de tempo que t√™m para encontrar as solu√ß√Ķes mais eficientes.

Mudar o sistema de aquecimento é visto com algo complexo que obriga a elevados investimentos. Por isso, a decisão é adiada até ao momento em que o sistema avaria e, aí, não há tempo a perder. Os consumidores acabam, muitas vezes, por optar pela primeira solução que encontram e por repetir a solução instalada.

O HARP vem ajudar a contrariar esta tend√™ncia, sensibilizando os consumidores para a import√Ęncia de conhecer o seu sistema de aquecimento, atrav√©s de manuten√ß√£o e avalia√ß√£o do seu desempenho, mas tamb√©m para a import√Ęncia de saber mais sobre este assunto, desfazendo mitos e conhecendo as tecnologias mais recentes e eficientes dispon√≠veis no mercado. Consumidores informados, fazem boas escolhas. Mas, consumidores informados que reservam tempo para estudar e planear as suas aquisi√ß√Ķes fazem escolhas ainda melhores.

Nesta primeira campanha de sensibilização já lançada nas redes sociais da DECO, o projeto disponibiliza vários materiais para que os consumidores possam aproveitar a época de calor para se preparar para o Inverno. Afinal, ninguém quer fazer obras debaixo de chuva, nem ter frio em casa enquanto espera a instalação do aquecimento.

A caminhada com o HARP pode começar com um teste aos conhecimentos com o Quiz ou explorando o site do projeto Aquecimento Eficiente, onde está disponível a Brochura do Projeto, uma infografia sobre os mitos mais comuns sobre aquecimento, uma infografia sobre os benefícios adicionais obtidos com um sistema de aquecimento eficiente, entre muitas outras coisas.

Em setembro, o HARP voltar√° com novos materiais informativos e a ferramenta online que vai calcular a classe energ√©tica dos equipamentos de aquecimento ambiente, prepara√ß√£o de √°gua quente e combinados instalados e analisar quais as melhores solu√ß√Ķes os substituir. Esta ferramenta indicar√° tamb√©m apoios p√ļblicos dispon√≠veis para o ajudar, bem como referenciar profissionais que poder√° contactar.

Contactos: harp@deco.pt.