Banco de Portugal – Fórum para os Sistemas de Pagamentos | Grupo de Trabalho para a Segurança nos Pagamentos (GTSeP) e Grupo de Trabalho para a Promoção dos Pagamentos Eletrónicos (GTPPE)

 

Fórum para os Sistemas de Pagamentos

O Fórum para os Sistemas de Pagamentos é uma estrutura consultiva do Banco de Portugal que reúne os principais intervenientes nacionais na oferta e na procura de serviços de pagamento, incluindo representantes da Administração Pública. Tem por missão contribuir para a implementação de soluções de pagamentos seguras, eficientes e inovadoras no mercado português.

O Fórum procura responder aos desafios do mercado de pagamentos de retalho através da promoção de um ambiente de cooperação entre os diversos intervenientes. Em particular, visa a formulação de posições comuns acordadas entre os membros, a identificação de temas estratégicos e prioridades, bem como a definição de medidas para a sua materialização.

É ainda a estrutura de ligação a vários organismos nacionais, como a Comissão Interbancária para os Sistemas de Pagamentos (CISP), e europeus, como o Euro Retail Payments Board (ERPB) e o European Forum for the Innovation in Payments (EFIP).

Criado em 2009 com o propósito de trabalhar na migração para a Área Única de Pagamentos em Euros (em inglês, Single Euro Payments Area – SEPA) em Portugal, o Fórum foi relançado em 2018 com um novo mandato e uma nova estrutura de entidades participantes.

Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho

A Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho | Horizonte 2022 foi elaborada no âmbito do Fórum para os Sistemas de Pagamentos e tem como objetivo contribuir para a implementação de soluções de pagamento seguras, eficientes e inovadoras no mercado português, acessíveis a todos.

A Estratégia deverá nortear a atuação dos diferentes intervenientes no mercado de pagamentos até final de 2022 e encontra-se estruturada em quatro pilares:

  • Promover uma sociedade mais informada;
  • Potenciar os benefícios da transformação digital;
  • Contribuir para um enquadramento regulamentar que promova a inovação e a eficiência;
  • Promover a adoção de soluções de pagamento mais seguras.

Cada pilar reúne um conjunto de ações que o Fórum se propõe desenvolver, em articulação com outros agentes do mercado.

Pode consultar mais informação sobre a implementação da Estratégia aqui.

Data

08/11/2022
Expired!

Hora

14:30 - 17:00

Local

Digital
Tipo de evento

Organizer

Banco de Portugal
QR Code