
E N Q U A D R A M E N T O
A formação Direitos dos Consumidores Migrantes prossegue os seguintes objetivos:
1 – Promover a aquisição de conhecimentos e aprofundamento de competências sobre os direitos do
consumidor por parte dos migrantes e comunidades de países de língua oficial portuguesa, bem como das
organizações que os representam ou que com eles trabalham;
2 – Apoiar o trabalho das associações de apoio aos migrantes em Portugal, enquanto agentes
multiplicadores da informação sobre os direitos do consumidor, com a disponibilização de formação e
recursos informativos;
3 – Facilitar a integração e inclusão dos migrantes na sociedade portuguesa, com informação e
conhecimento que mitiguem o seu estatuto de consumidor vulnerável.
O B J E T I V O S
Toda a formação tem como eixo transversal a realidade das pessoas e comunidades migrantes e a forma
como os direitos se lhe aplicam e como devem ser reivindicados e exercidos.
- Conhecer os Direitos dos Consumidores em Portugal, com enfoque na realidade das pessoas e
comunidades migrantes; - Compreender como se aplicam, nas diferentes áreas de consumo, os direitos dos consumidores;Direitos dos Consumidores Migrantes – Proposta Formativa 2021
- Saber sinalizar e descrever situações de desrespeito dos direitos dos consumidores e dos legítimos
interesses dos consumidores; - Saber identificar as entidades reguladores e fiscalizadores competentes, bem como as diferentes
entidades envolvidas da resolução e mediação de conflitos de consumo; - Reconhecer a importância dos direitos dos consumidores a transmitir nas comunidades migrantes
numa linguagem acessível e clara; - Apoiar as comunidades migrantes no reconhecimento dos seus direitos;
- Motivar para desenvolver ações e iniciativa que levem as comunidades migrantes a um melhor
conhecimento dos seus direitos.