A entrega da declaração de IRS referente aos rendimentos de 2023 começou a 1 de abril e termina a 30 de junho. Se já entregou a sua declaração já sabe se vai receber o reembolso do IRS ou se vai ter de pagar.

 

Deve ter em atenção que depois de entregar a declaração de IRS, pode consultar o estado da declaração no portal das Finanças. Esta consulta é importante porque podem existir erros para corrigir, o que pode atrasar um eventual reembolso.

 

Mais informação:  IRS : Entregar a declaração

 

Pode ter menos reembolso em 2024

 

Em 2024, o reembolso do IRS pode ser inferior do que em anos anteriores, isto acontece porque as tabelas de retenção na fonte foram ajustadas para refletir de forma mais correta o que deveria ser pago.

 

Este ajustamento levou a que no ano anterior, 2023,  tenha descontado  menos por mês, o que leva a que quando acertar contas com a Autoridade Tributária (AT) o reembolso será menor ou poderá ter de pagar mais IRS, consoante o caso.

 

Deve ainda ter em  atenção  às suas  despesas, se teve  menos despesas médicas ou de educação, se  não pediu fatura com número de contribuinte ou as despesas não foram registadas no e-fatura, o desconto no IRS poderá  será mais reduzido.

 

Depois de declaração ser considerada “certa”

 

Se a declaração for considerada “Certa” e tiver direito a reembolso, este deve ser efetuado até 31 de julho de cada ano, mas apenas nos casos em que a declaração foi entregue dentro do prazo. Se, por outro lado, tiver de pagar IRS ao Estado, deve fazê-lo até 31 de agosto.

 

Como rentabilizar o reembolso

 

Ora, se tiver direito a reembolso do IRS é um dinheiro extra que pode ser muito valioso que pode ser rentabilizado. Deixamos-lhe aqui algumas ideias de como utilizar este dinheiro:

  •  Pagar dividas em especial as do cartão de crédito;
  •  Amortizar os créditos: automóvel ou pessoal;
  • Guardar para o pagamento de despesas certas como seja o IMI e o IUC;
  • Criar ou reforçar o fundo de emergência;
  • Criar ou reforçar uma conta poupança;
  • Subscrever um PPR.

 

Mais informação:  IRS : Entregar a declaração

 

Quer mais informação sobre esta temática?

 

Fale com os especialistas do Gabinete de Proteção Financeira através do número 213 710 238, ou envie-nos as suas dúvidas para o e-mail: protecaofinanceira@deco.pt .

 

Mas se o que pretende é orientação financeira especializada ou a  intervenção do Gabinete de Proteção Financeira para a resolução da sua situação então registe-se e apresente-nos a sua situação .

 

Ir para:  PROTEÇÃO FINANCEIRA