Após o enorme sucesso da primeira edição, a DECO lança o Prémio Município Amigo do Consumidor 2024 e com uma novidade: o reconhecimento Freguesia + Próxima do Consumidor.
A edição 2024 do Prémio Município Amigo do Consumidor distinguirá os municípios com as melhores medidas, projetos ou atividades em matéria de Políticas Locais de Proteção do Consumidor em cinco novas categorias: Digital, Diversidade e Inclusão, Neutralidade Carbónica, Novas Gerações e Turismo.

 

Considerando, também, a especial importância de uma governação de particular proximidade, esta iniciativa contempla agora o reconhecimento das “Freguesias + Próximas do Consumidor”, ou seja, daquelas que implementam um conjunto alargado de critérios que promovem a qualidade de vida dos cidadãos na comunidade.

 

Prémios/Reconhecimentos:

Os municípios vencedores receberão uma menção gráfica para divulgação digital e, ainda, um prémio para exposição nas instalações da Câmara Municipal.

As freguesias reconhecidas receberão uma menção gráfica para divulgação digital, bem como um troféu.

As autarquias locais distinguidas serão anunciadas em cerimónia de entrega de prémios, organizada pela DECO, em data e local a divulgar.

 

Processo de candidatura

O período de candidaturas decorre até 4 de outubro deste ano.

As candidaturas deverão ser submetidas segundo as indicações do Regulamento, com anexação do compromisso de honra (municípios e freguesias) e através de um formulário eletrónico disponível nas seguintes ligações:

 

Pode descarregar abaixo o formulário de candidatura para consulta prévia:

Formulário Municípios

Formulário Freguesias

 

Para mais informações, contacte-nos através do endereço decoregioes@deco.pt ou do número de telemóvel 926 480 607.

Recordamos a edição 2023!

Na primeira edição, a DECO premiou os municípios portugueses em cinco categorias – Clima, Emergência Social, Energia, Habitação e Mobilidade, tendo sido recebidas 35 candidaturas por parte de 15 municípios.

Recebemos projetos muito interessantes, que fazem a diferença na vida dos cidadãos e que evidenciam um enorme dinamismo local em torno da defesa dos consumidores, tendo sido atribuídos 6 prémios: aos municípios de Amarante, Castelo Branco, Maia, S. João da Madeira e 4 menções honrosas: aos municípios de Angra do Heroísmo, Felgueiras e Vila Nova de Gaia.