A DECO EM TODO O PAÍS O ANO INTEIRO!


A DECO trabalha em parceria com Municípios, Empresas Municipais, Juntas de Freguesia, Contratos Locais de Desenvolvimento Social, Fundações e outras organizações para apoiar os consumidores das várias regiões do país, de forma mais próxima e personalizada.

 

Em parceria com as mais de 80 organizações que compõem a Rede, apoiamos a dinamização de serviços locais de atendimento para informar e resolver os problemas dos consumidores, realizamos atividades educativas para crianças e jovens e sessões informativas para a comunidade/colaboradores das diversas entidades, disponibilizamos conteúdos para promover a literacia dos consumidores e participamos em eventos locais de especial relevo, entre muitas outras atividades.

SEJA NOSSO PARCEIRO

Estamos perto dos consumidores e permanentemente orientados para responder às suas necessidades específicas, de Norte a Sul do país e Ilhas.

OS NOSSOS PARCEIROS

NOVO SERVIÇO: BALCÃO DE HABITAÇÃO E ENERGIA

A DECO desenvolveu um novo serviço especializado em duas áreas prioritárias para os consumidores: o acesso à habitação e a transição energética. Os Balcões de Habitação e Energia dinamizados pela equipa da DECO funcionam nos Municípios aderentes, onde garantimos aos consumidores acesso a:

  • Apoio personalizado na sua candidatura a programas de apoio locais e nacionais (como por exemplo, o programa Vale Eficiência, Bilha Solidária, entre outros);
  • Aconselhamento sobre como melhorar a eficiência energética das suas habitações;
  • Informação rigorosa sobre os seus direitos nas áreas da Energia e da Habitação.

FALE CONNOSCO

Subscreva a nossa newsletter
REDE DE PARCEIROS DECO

Perguntas frequentes


  • Cooperação com a DECO, a principal referência em Portugal na defesa dos direitos do consumidor, com experiência, especialização e atualização únicas nesta matéria;

 

  • Realização de atividades com grande impacto na qualidade de vida dos consumidores locais;

 

  • Presença da equipa da DECO no seu Município/organização. Os técnicos da DECO deslocam-se aos diversos pontos do país para realização presencial das atividades/atendimento;

 

  • No âmbito da parceria, a entidade oferece aos seus cidadãos acesso gratuito ao atendimento e iniciativas da DECO que são desenvolvidas nesse território;

 

  • Acesso privilegiado a campanhas, projetos inovadores e pareceres jurídicos desenvolvidos pela DECO.

 

  • Integração na Rede de Parceiros DECO (com possibilidade de participar nas ações de formação certificadas que realizamos para técnicos, assim como no Encontro Anual da Rede e atividades de partilha de boas práticas e de networking que promovemos).

  • Criação, desenvolvimento e dinamização de serviços locais de atendimento ao consumidor;

 

  • Atendimento aos consumidores sobre os seus direitos e interesses, resolução das suas reclamações (na área das telecomunicações, energia, água, garantias, seguros, compras online, condomínio, arrendamento, entre outras);

 

  • Orientação económica, apoio na gestão do orçamento familiar e renegociação de créditos;

 

  • Instalação de balcões de habitação e energia nos municípios;

 

  • Atividades de educação do consumidor nas escolas;

 

  • Sessões informativas para consumidores sobre diversas temáticas;

 

  • Conteúdos de literacia para o consumo e suportes de divulgação da parceria.

As atividades são realizadas presencialmente, através da deslocação da equipa da DECO à entidade parceira, consoante a frequência estabelecida, sendo que o apoio da DECO é permanente e diário. Para o efeito, a DECO disponibiliza às entidades parceiras um gestor do protocolo e um ponto de contacto direto, garantindo uma resposta rápida e personalizada a todas as solicitações da entidade parceira.

Sim, o trabalho de proximidade da DECO garante uma resposta adequada às necessidades específicas de cada entidade/ território. O tipo de serviço prestado, a frequência do apoio da DECO e até as estratégias a adotar podem variar.

Poderá saber mais informações sobre o funcionamento da nossa Rede de Entidades Parceiras junto da equipa DECO Regiões, entusiasta e sempre disponível para dar resposta a novos desafios!

Contacte-nos através do endereço decoregioes@deco.pt ou do número de telemóvel 926 480 607.

Testemunhos


#TESTEMUNHO VILA DO CONDE

A colaboração entre a Autarquia e a DECO tem “sido uma colaboração bastante enriquecedora para o trabalho do CIAC, do qual permitiu orientar e apoiar inúmeros consumidores de Vila do Conde em situação de vulnerabilidade económica (…)”

Elsa Naia – Coordenação do Serviço de Cidadania e Igualdade e CIAC

18.06.2020

#TESTEMUNHO ARGANIL

Através do protocolo entre Arganil e a DECO, “as sessões informativas (…) tem contribuído para o desenvolvimento de atitudes mais conscientes e comportamentos mais responsáveis nos consumidores locais (…)”

Luís Almeida – Vereador da Câmara Municipal de Arganil

06.07.2020

#TESTEMUNHO SANTA CRUZ

“A parceria com a DECO [é] uma mais valia, grande parte devido à ética e responsabilidade que pauta todo o trabalho da associação de Defesa do Consumidor. (…) considero que esta foi uma aposta ganha e uma mais valia para os nossos munícipes.”

Filipe Sousa – Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz

26.10.2020

#TESTEMUNHO GRÂNDOLA

“O Gabinete de Apoio ao Consumidor no Município de Grândola [integra] os cinco municípios desta região do Alentejo. (…) os atendimentos presenciais dinamizados por um jurista da DECO (…) têm contribuído para esclarecer e apoiar os munícipes na resolução de conflitos de consumo.”

António de Jesus Figueira Mendes – Presidente da Câmara Municipal de Grândola

14.07.2020

#TESTEMUNHO SANTARÉM

“O Município de Santarém decidiu criar um gabinete de apoio ao consumidor (…) celebrando [um] protocolo com a DECO. Este protocolo assegura o atendimento direto e gratuito aos nossos munícipes (…) sempre que nos procuram para obter informação e auxílio na resolução de conflitos de consumo.”

Cristina Martins e Isabel Rodrigues – Vereadora e Técnica Superior do Município de Santarém

14.10.2020