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A DECO privilegia o trabalho em parceria para uma intervenção integrada e próxima na defesa dos direitos dos consumidores.
Nesse sentido, a Associação trabalha em cooperação e parceria com municípios, juntas de freguesias, comunidades intermunicipais, fundações e outras organizações locais e regionais para apoiar os consumidores de forma próxima e personalizada.
A rede de parceiros da DECO conta com 62 organizações em todo o país, para desenvolver um trabalho mais orientado para as necessidades específicas dos consumidores em cada território/região, colocando ao serviço das comunidades a experiência e especialização da DECO.
Subscreva a nossa newsletterREDE DE PARCEIROS DECO
Perguntas frequentes
A Associação formaliza parcerias através de protocolos de colaboração com Câmaras Municipais, Juntas de Freguesias, Comunidades Intermunicipais, Fundações, Contratos Locais de Desenvolvimento Social, entre outros movimentos associativos que promovem o desenvolvimento de uma comunidade.
Sim, o trabalho de proximidade da DECO permite garantir uma resposta adequada às necessidades específicas de cada território no contexto da defesa do consumidor, pelo que, o âmbito de intervenção, a frequência do apoio da DECO e até as estratégias a adotar podem variar.
A maioria das parcerias contempla as principais áreas de intervenção da DECO – Apoio ao consumidor, Orientação Económica e Apoio ao Sobre-endividado e Informação e Educação do Consumidor, mas existem igualmente parcerias que se concentram no trabalho numa destas vertentes especificamente.
A DECO é a principal referência em Portugal na defesa dos direitos do consumidor, dispondo de know-how especializado único nesta matéria.
A presença da DECO nos territórios que permite a disponibilização de serviços de proximidade com impacto positivo na qualidade de vida dos consumidores, contribuindo para o desenvolvimento comunitário, local e regional.
Através da celebração de um Protocolo com a DECO, a entidade parceira assegura à sua comunidade iniciativas, apoio e aconselhamento gratuito por parte da DECO.
Inclusão na rede de parceiros DECO, uma rede nacional, que permite a partilha de boas práticas entre os diversos membros.
Participação em campanhas ou projetos de âmbito nacional que a DECO desenvolve.
Solicitação de pareceres jurídicos à DECO em matérias de defesa do consumidor.
Informação ao consumidor e sua representação, com vista à tentativa de resolução das reclamações apresentadas;
Atendimento pessoal especializado em direito de consumo e/ou aconselhamento em matéria financeira, de orientação económica e sobre-endividamento (presencial ou à distância);
Ações educativas/informativas para a comunidade ou em contexto escolar;
Apoio e formação contínua ao técnico da entidade parceira responsável pela parceria;
Disponibilização de conteúdos informativos digitais e de suportes de divulgação da parceria;
Desenvolvimento de projetos conjuntos em matéria de defesa de consumidor que tenham em consideração as necessidades específicas locais/dos públicos-alvo.
As atividades são realizadas presencialmente, com a deslocação dos técnicos da DECO às várias localidades para garantirmos uma verdadeira proximidade às comunidades locais e regionais.
Paralelamente, desenvolvemos estratégias e ferramentas de intervenção à distância, sempre que oportuno e necessário.
Testemunhos
#TESTEMUNHO VILA DO CONDE

A colaboração entre a Autarquia e a DECO tem “sido uma colaboração bastante enriquecedora para o trabalho do CIAC, do qual permitiu orientar e apoiar inúmeros consumidores de Vila do Conde em situação de vulnerabilidade económica (…)”
Elsa Naia – Coordenação do Serviço de Cidadania e Igualdade e CIAC
18.06.2020
#TESTEMUNHO ARGANIL
Através do protocolo entre Arganil e a DECO, “as sessões informativas (…) tem contribuído para o desenvolvimento de atitudes mais conscientes e comportamentos mais responsáveis nos consumidores locais (…)”
Luís Almeida – Vereador da Câmara Municipal de Arganil
06.07.2020

#TESTEMUNHO SANTA CRUZ

“A parceria com a DECO [é] uma mais valia, grande parte devido à ética e responsabilidade que pauta todo o trabalho da associação de Defesa do Consumidor. (…) considero que esta foi uma aposta ganha e uma mais valia para os nossos munícipes.”
Filipe Sousa – Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz
26.10.2020
#TESTEMUNHO GRÂNDOLA
“O Gabinete de Apoio ao Consumidor no Município de Grândola [integra] os cinco municípios desta região do Alentejo. (…) os atendimentos presenciais dinamizados por um jurista da DECO (…) têm contribuído para esclarecer e apoiar os munícipes na resolução de conflitos de consumo.”
António de Jesus Figueira Mendes – Presidente da Câmara Municipal de Grândola
14.07.2020

#TESTEMUNHO SANTARÉM

“O Município de Santarém decidiu criar um gabinete de apoio ao consumidor (…) celebrando [um] protocolo com a DECO. Este protocolo assegura o atendimento direto e gratuito aos nossos munícipes (…) sempre que nos procuram para obter informação e auxílio na resolução de conflitos de consumo.”
Cristina Martins e Isabel Rodrigues – Vereadora e Técnica Superior do Município de Santarém
14.10.2020