A CÂMARA MUNICIPAL DE FARO E COM A CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA JUNTAM-SE À DECO PARA REFORÇAR O APOIO LOCAL AO CONSUMIDOR.
São vários os modelos de formação que a DECO e a sua rede de parceiros têm vindo a promover. Este ano, em especial, temo-nos dedicado à formação das equipas e ao aprofundamento dos conhecimentos de todos aqueles que trabalham de perto com o consumidor.
Sempre com o objetivo de potenciar a capacidade de resposta dos técnicos, as sessões têm incidido sobre os temas emergentes e com maior relevância ao consumidor em tempos de pandemia. Assim, a DECO juntamente com a Câmara Municipal de Faro e com a Câmara Municipal de Lagoa, dinamizou dois webinares sobre o tema “Finanças Pessoais em Tempos de Crise”, direcionados aos profissionais da área social destes municípios.
Nestes, refletiu-se sobre os novos desafios financeiros associados à pandemia e também sobre as medidas extraordinária de apoio às famílias, que deixam dúvidas aos consumidores e àqueles que os apoiam.
Para além da reflexão sobre estas novas circunstâncias, procurou-se ainda dotar os participantes de ferramentas no domínio da proteção financeira e reforçar o trabalho em rede com as organizações destas localidades.
A DECO Forma, programa de formação da DECO, trabalha ativamente para a qualificação e capacitação dos profissionais na área dos direitos dos consumidores, contribuindo para a melhoria e aprofundamento das suas competências.
Desse modo, a persecução da sua missão é conseguida através da realização de sessões informativas em trabalho de proximidade com os nossos parceiros, sempre no sentido de potenciar uma melhor resposta para os cidadãos.
Para mais informações sobre estas sessões ou para novos pedidos de propostas formativas adaptadas ao seu contexto organizacional, contacte-nos em decoforma@deco.pt.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.