A DECO QUER UMA CAPTURA SUSTENT√ĀVEL DE PESCADO, QUE RESPEITE A BIODIVERSIDADE E O ECOSSISTEMA, PARA O REGULAMENTO DE PESCAS DA UNI√ÉO EUROPEIA (UE).

O Regulamento de Pescas é uma ferramenta essencial para garantir a sustentabilidade do processo de captura de pescado.

Cada vez mais os consumidores procuram adotar uma dieta sustentável, com baixo impacte ambiental e que respeite a biodiversidade e o ecossistema. Para que possam fazer escolhas mais informadas, é essencial que os consumidores estejam devidamente informados sobre a forma de captura das espécies de pescado que chegam até às suas casas.

A import√Ęncia do Regulamento de Pescas

O Regulamento de Controlo de Pescas é um instrumento que permite contabilizar os peixes capturados dos nossos mares e monitorizar o impacto das atividades de pesca. Contudo, as propostas de alteração a este diploma, ainda em discussão, podem dispensar dos requisitos de rastreabilidade uma grande quantidade de produtos vulneráveis à pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.

A acontecer, isto ser√° negativo tanto para os pescadores ‚Äď que estar√£o a competir em condi√ß√Ķes desiguais ‚Äď como para os consumidores que n√£o ter√£o acesso a informa√ß√Ķes claras e transparentes sobre estes produtos. Esta quest√£o torna-se particularmente relevante para os consumidores portugueses, nomeadamente, quando em causa est√° o consumo de produtos enlatados como o atum e a sardinha.

DECO vai acompanhar todo o processo legislativo

A DECO j√° fez chegar as suas preocupa√ß√Ķes ao Ministro do Mar e ir√° continuar a acompanhar todo o processo legislativo, procurando que as medidas a implementar garantam que os cidad√£os na UE n√£o consomem involuntariamente pescado que contribui para a degrada√ß√£o dos ecossistemas marinhos e para a perda insubstitu√≠vel de biodiversidade nos oceanos, refor√ßando a informa√ß√£o junto dos consumidores e permitindo um consumo saud√°vel, sustent√°vel e respons√°vel.