Já conhece o projeto Rotas Zer0? A caravana AgroEcológica está a desenvolver um projeto que quer sensibilizar os consumidores para as práticas agroecológicas.

 

A¬†Caravana AgroEcol√≥gica,¬†em parceria¬†com o¬†TAGIS¬†– Centro de Conserva√ß√£o das Borboletas¬†de Portugal, est√° a desenvolver o¬†Projeto RotasZer0. O objetivo √© “sensibilizar¬†os consumidores para a import√Ęncia das pr√°ticas agroecol√≥gicas e do consumo de proximidade,¬†atrav√©s de visitas a produ√ß√Ķes pr√≥ximas da sua √°rea de resid√™ncia”.

 

O projeto, financiado pelo Fundo Ambiental, visa ainda informar relativamente à circularidade nos sistemas agrícolas e à existência de biodiversidade nesses mesmos sistemas, nomeadamente no contexto de práticas de compostagem.

 

Est√° prevista a concretiza√ß√£o de 15 rotas pelo pa√≠s, nas quais um pequeno grupo de consumidores locais visitar√° entre 2 a 3 produ√ß√Ķes agr√≠colas, ficando assim a conhecer os produtores, os produtos e as pr√°ticas de cultivo. Posteriormente, ser√£o realizados um document√°rio e um conjunto de pequenos v√≠deos acerca de cada rota.

 

Para acompanhar o desenvolvimento da iniciativa, a Caravana preparou um questionário para permitir ao projeto fazer uma breve caracterização de produtores e consumidores de produtos agrícolas. Este questionário tem como objetivos:

  • Caracterizar o comportamento e motiva√ß√Ķes de consumidores no que respeita aos seus h√°bitos de consumo de produtos agr√≠colas; caracterizar o conhecimento e o valor dado a pr√°ticas agr√≠colas e biodiversidade associada.
  • Caracterizar produtores e a sua produ√ß√£o no que respeita √† sua atividade agr√≠cola e atividades associadas, √†s pr√°ticas agr√≠colas utilizadas, e conhecimento e valoriza√ß√£o da biodiversidade associada √† produ√ß√£o agr√≠cola.

 

Participe neste estudo que decorrer√° na semana de 25 a 29 de Julho e conte-nos o seu perfil enquanto consumidor:

 

 

Saiba mais sobre este estudo e os seus objetivos no sítio oficial da Caravana AgroEcológica, na página oficial do Projeto RotasZer0e nas redes sociais da organização.