A época de verão é para muitos um momento de fazer pequenas obras em casa e remodelações. Mas sabia que pode melhorar o desempenho energético da sua casa e receber uma comparticipação pelas despesas que fizer?
O Programa Edificios Mais Sustentáveis do Fundo Ambiental, abriu recentemente uma segunda edição para candidaturas, verifique aqui as condições para poder beneficiar deste apoio.
As despesas que podem beneficiar deste apoio são:
- Substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética igual a “A+”;
- Aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos, recorrendo a materiais de base natural (ecomateriais) ou que incorporem materiais reciclados, bem como a substituição de portas de entrada: coberturas e/ou pavimentos, paredes e portas de entrada;
- Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e/ou de águas quentes sanitárias (AQS), que recorram a energia renovável, de classe energética “A+” ou superior, designadamente: bombas de calor, sistemas solares térmicos, Caldeiras e recuperadores a biomassa com elevada eficiência;
- Instalação de painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo com ou sem armazenamento;
- Intervenções que visem a eficiência hídrica por via de:S ubstituição de dispositivos de uso de água na habitação por outros mais eficientes, Instalação de soluções que permitam a monitorização e controlo inteligente de consumos de água e Instalação de sistemas de aproveitamento de águas pluviais;
- Intervenções para incorporação de soluções de arquitetura bioclimática, que envolvam a instalação ou adaptação de elementos fixos dos edifícios como sombreamentos, estufas e coberturas ou fachadas verdes, privilegiando soluções de base natural.
Podem beneficiar deste apoio todas as despesas realizadas após 7 de setembro de 2020, mas aconselhamos que verifique com atenção quais as exigências e critérios de eligibilidade para cada tipologia de medida.
Se precisar de esclarecer dúvidas, apoio para formalizar a candidatura ou mais informações contacte o nosso Gabinete de Aconselhamento de Energia (GAE).
Pode agendar uma consulta presencial ou telefónica, gratuita, com o Gabinete de Aconselhamento de Energia da DECO (uma atividade do projeto – STEP (Soluções para Combater a Pobreza Energética) financiado pelo programa H2020 da UE) através do nº de telefone: 213710224 ou energia@deco.pt, ou preenchendo o formulário.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.