DIREITO À FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO


A formação e educação dos consumidores é um dos pilares estratégicos da ação da DECO.

Para nós, não basta que os consumidores tenham direitos legalmente reconhecidos ou que saibam que eles existem. Além de estarem informados e sensibilizados para as mais diversas questões relacionadas com o consumo, os consumidores devem ser capazes de compreender, interpretar e utilizar a informação que recebem. Só assim poderão ser capazes de se mobilizar, individual ou coletivamente, de modo a exigirem o cumprimento dos seus direitos e obterem respostas para as suas preocupações, incluindo a nível ambiental e social.

É para tal que a DECO desenvolve iniciativas e projetos educativos e formativos: para garantir que todos os cidadãos são consumidores informados, ativos e confiantes nas suas escolhas e nas relações de consumo.

DECOJOVEM


A DECOJovem é o programa de Educação do Consumidor dirigido a todas as escolas e a todos os níveis de ensino, interessadas na formação de jovens consumidores informados, conscientes e responsáveis.

No âmbito da Educação para a Cidadania, desenvolvemos diversos projetos e iniciativas de Educação do Consumidor, dotando os jovens consumidores de conhecimentos sobre os seus direitos e as diversas problemáticas associadas a esta área e permitindo-lhes a aquisição e desenvolvimento de competências para decidirem de forma crítica.

A DECOJovem procura capacitar as futuras gerações para que se tornem mais participativas na construção de uma sociedade sustentável.

Contacte-nos para DECO Jovem: decojovem@deco.pt.

Ver site

DECO FORMA


DECO Forma é um projeto formativo para a qualificação e capacitação na área dos direitos e interesses dos consumidores. Dirige-se, em especial, aos profissionais de empresas dos vários setores da economia e aos profissionais de organismos públicos, autarquias e associações e tem como objetivo contribuir para a aquisição, melhoria e aprofundamento de competências-chave nesta área.

Além disso, a DECO Forma realiza ainda sessões informativas e workshops dirigidas aos consumidores em geral, a grupos específicos ou a consumidores vulneráveis, sempre com o objetivo de partilhar informações, conselhos e ferramentas úteis que possam contribuir para um melhor planeamento e gestão quotidiana do consumo e uma maior capacidade de tomar decisões informadas e sustentáveis.

Para saber mais sobre os programas de formação disponíveis (Programas Abertos, Conferências e Workshops e Formação à Medida, contate-nos para DECO Forma: decoforma@deco.pt.

Ver site

DECO ACADEMIA


A DECO tem uma forte tradição de parceria e colaboração com instituições de ensino superior. A criação de relações de cooperação técnico-científica nos domínios do consumo, tem sido fundamental para garantir a proteção dos direitos e interesses de muitos consumidores.

Neste sentido, desenvolvemos em conjunto diversas atividades, como estudos e projetos inovadores de investigação e intervenção, conferências e seminários multidisciplinares ou até estágios curriculares para alunos que se identificam com os nossos objetivos e desafios, promovendo, assim, o seu primeiro contacto com o mercado de trabalho e a área da defesa do consumidor.

Parcerias DECO Academia:

  • Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
  • Universidade Católica do Porto
  • Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto
  • Faculdade das Ciências da Nutrição e Alimentação  da Universidade do Porto
  • Universidade Portucalense do Porto