CONHEÇA OS NOSSOS PROJETOS


Sensibilizar, informar e capacitar os consumidores sobre os novos temas e desafios na área do consumo e da defesa do consumidor é uma das nossas principais responsabilidades.

Para tal, seja como promotores ou parceiros, participamos em múltiplos e diferentes projetos, iniciativas e campanhas, sejam nacionais, europeus ou mundiais. Nestes, são promovidas atividades como workshops, conferências, ações de formação, além de peças de comunicação como folhetos, brochuras, materiais pedagógicos ou jogos interativos, entre outros.

Pode conhecer aqui os nossos projetos em curso e participar neles.

Em 60% das casas europeias, os sistemas de aquecimento são obsoletos. O HARP é o projeto que oferece uma ferramenta aos consumidores para avaliar o desempenho do seu sistema de aquecimento doméstico e identificar a melhor alternativa de substituição, a par de informação muito detalhada sobre as diferentes tecnologias. Tudo em seu benefício e de um maior conforto com eficiência energética.

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A pobreza energética é um flagelo que atinge muitas famílias que não conseguem assegurar o conforto necessário nas suas casas, situação que é especialmente grave com a chegada do frio. Para combater a pobreza energética, o STEP (Soluções para Combater a Pobreza Energética) levou à criação do Gabinete de Aconselhamento de Energia para consumidores em situação de pobreza energética, de modo a prestar informação que minore ou resolva esta situação.

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ACT4ECO


A ACT4ECO é uma plataforma de aprendizagem online, na qual os consumidores podem aprender mais sobre como melhorar a eficiência energética ao nível da sua habitação, em circunstâncias como a compra e o uso de eletrodomésticos, formas de isolamento da casa, o autoconsumo de energia, entre outros.

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É um facto que cada vez mais se compra online. É um processo fácil e que permite uma maior escolha, mas que também traz novos desafios e riscos. Para que os consumidores possam fazer compras online seguras, o projeto E-Compras com Direitos explica os seus direitos e deveres, quais as melhores práticas e quem é quem nas vendas online.

Projeto com o apoio da DGC:

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Fatura Amiga é uma plataforma onde se aprende a ler e compreender as faturas de eletricidade, para um consumo de energia mais eficiente e, assim, reduzir as contas no final do mês. Aqui, pode-se também encontrar uma ferramenta que ajuda a registar e acompanhar os consumos mensais de energia e a traçar objetivos de poupança.

Projeto com o apoio da ERSE.

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O excesso de plástico é hoje um dos principais problemas ambientais e que nos deve preocupar a todos. A iniciativa #plasticoamais incentivou os consumidores a denunciar situações onde encontrassem excesso de plástico, em especial nas embalagens. Estas sugestões foram depois apresentadas às empresas para que estas procurassem soluções mais sustentáveis.

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Direitos na saúde


Os direitos dos utentes de saúde estão expressos na Carta dos Direitos dos Utentes de Saúde que todos devem conhecer e, assim, exigir serviços de saúde com maior qualidade e mais atenção e respeito para com os utentes.

Projeto com o apoio da DGC.

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Este projeto é promovido pela DECO em parceria com a TANE Konsumidor, com o objetivo de promover o reconhecimento da importância e efetiva implementação da Lei de Proteção do Consumidor em Timor Leste e de capacitar a TANE, com vista a uma maior e melhor intervenção em termos de informação, educação, formação, representação e mobilização dos consumidores Timorenses.

O projeto decorre entre 2019 e 2022 e conta com o financiamento da União Europeia – EuropeAid.

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Selo Confio


O Selo CONFIO é um selo digital que é atribuído aos titulares do website, que após uma auditoria, respeitam as normas e medidas de segurança digital e asseguram os direitos do consumidor. É uma garantia para todos os consumidores na aquisição de produtos e serviços através de comércio eletrónico e na utilização da Internet em geral.

O Selo resulta dum protocolo celebrado por três entidades: ACEPI – Associação da Economia Digital, a Associação DNS.PT e a DECO, e tem subjacente o cumprimento de um Código de Conduta e de um Regulamento.

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