Estruturas Regionais


A proximidade aos consumidores é um valor estratégico para a DECO e, para tal, foram criados pontos de contacto que prestam informação e apoio jurídico em todas as regiões e intervêm em função dos problemas locais.

A primeira estrutura regional surgiu no Porto em 1990, atual DECO Norte, à qual se somaram mais 6 pontos de contacto ao longo dos anos: Santarém – 1992; Coimbra – 1994; Évora – 1995; Minho – 1998; Algarve – 2000 e Madeira – 2019.

DECO MINHO

Ajudar os consumidores dos distritos de Braga e Viana do Castelo é o trabalho diário da DECO Minho. Foi a quarta delegação a ser inaugurada em 1998 e tem uma área de intervenção definida entre Viana do Castelo e todos os conselhos de Braga. 

 

A DECO Minho possui um protocolo de colaboração com a associação Unión de Consumidores de Galicia, a associação privada de defesa do consumidor da Galiza, que apoia consumidores espanhóis e portugueses que enfrentam conflitos de consumo transfronteiriços.

ONDE ESTAMOS

DECO NORTE

A funcionar desde 1991, a DECO Norte está situada no centro da cidade do Porto e presta diariamente apoio a dezenas de consumidores. Conta com uma área de intervenção bastante alargada, desde Porto até Bragança.

 

Faz parte da sua história momentos como a criação da APPY Tourist, uma aplicação de direitos dos consumidores turistas e, mais recentemente, assumiu a coordenação do projeto DECO Regiões e lançou a iniciativa DECOPODe, o podcast da DECO sobre histórias de consumo de consumidores especiais.

ONDE ESTAMOS

DECO CENTRO

A DECO Centro está situada no coração de Portugal, a cidade de Coimbra, e apoia os consumidores da região desde 1994.  Possui uma área de intervenção de 19.000 km2 que abrange 6 regiões (Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu).

 

Pela sua localização estratégia, a DECO Centro tem vindo a realizar diversas atividades de proximidade com a comunidade educativa, como por exemplo, o webinar Liga-te à DECO com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

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DECO RIBATEJO E OESTE

A DECO Ribatejo e Oeste é a segunda estrutura regional mais antiga, foi inaugurada no ano de 1992. Localizada em Santarém, é a estrutura regional que está focada nos problemas locais dos consumidores ribatejanos.

 

Nos últimos anos, a DECO Ribatejo e Oeste desenvolveu um protocolo de cooperação com a Águas do Ribatejo para a dinamização de ações de sensibilização para o uso racional da água,  campanha “Água é de todos”.  Realizou também um estudo sobre as deficiências e a degradação da Linha Ferroviária do Oeste, reivindicando novas medidas para garantir um serviço de qualidade para todos os consumidores da região.

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DECO ALENTEJO

A DECO Alentejo abriu as suas portas aos consumidores alentejanos em 1995 na capital de distrito e assim as manteve até hoje, pronta para receber e apoiar os consumidores desta região.

 

É a delegação com maior área de intervenção, sendo responsável pelo acompanhamento dos consumidores nos territórios de Évora, Beja, Portalegre e ainda no litoral alentejano, nas localidades de Grândola, Alcácer do Sal, Sines, Santiago do Cacém e Odemira.

 

Nos últimos anos, o trabalho da delegação esteve ainda mais centrado em problemas locais. Em 2019 dinamizou a campanha de sensibilização SOS Consumidor que informou e apoiou consumidores, sobretudo os mais velhos, lesados em casos de burla, vendas agressivas e publicidade enganosa.

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DECO ALGARVE

A funcionar desde 2000, a DECO Algarve, localizada em Faro, presta acompanhamento aos consumidores de toda a região algarvia. 

 

O trabalho da DECO Algarve centra-se especialmente nos problemas locais dos consumidores algarvios. Em 2018desenvolveu a campanha Estes transportes não nos servem focada nas fragilidades dos transportes públicos da região e, mais recentemente, lançou a campanha Plástico à Vista! Livre-se dessa espécie, que apostou em ações de comunicação para sensibilizar a opinião pública sobre a quantidade de plástico nas praias algarvias.

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DECO MADEIRA

Inaugurada em 2019, a DECO Madeira é a primeira e única delegação em território insular, garantindo o acompanhamento dos problemas e conflitos dos consumidores madeirenses. 

 

Esta estrutura regional tem trabalhado diversos problemas locais dos consumidores, especialmente a situação do Bloqueio Geográfico na Região Autónoma Madeira, agora aprovado em generalidade na Assembleia da República: em causa estava a discriminação de algumas empresas de comércio on-line que não faziam entregas na região.

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