Estruturas Regionais


A proximidade aos consumidores √© um valor estrat√©gico para a DECO e, para tal, foram criados pontos de contacto que prestam informa√ß√£o e apoio jur√≠dico em todas as regi√Ķes e interv√™m em fun√ß√£o dos problemas locais.

A primeira estrutura regional surgiu no Porto em 1990, atual DECO Norte, √† qual se somaram mais 6 pontos de contacto ao longo dos anos: Santar√©m ‚Äď 1992; Coimbra ‚Äď 1994; √Čvora ‚Äď 1995; Minho ‚Äď 1998; Algarve ‚Äď 2000 e Madeira ‚Äď 2019.

DECO MINHO

Ajudar os consumidores dos distritos de Braga e Viana do Castelo é o trabalho diário da DECO Minho. Foi a quarta delegação a ser inaugurada em 1998 e tem uma área de intervenção definida entre Viana do Castelo e todos os conselhos de Braga. 

 

A DECO Minho possui um protocolo de colaboração com a associação Unión de Consumidores de Galicia, a associação privada de defesa do consumidor da Galiza, que apoia consumidores espanhóis e portugueses que enfrentam conflitos de consumo transfronteiriços.

ONDE ESTAMOS

DECO NORTE

A funcionar desde 1991, a DECO Norte está situada no centro da cidade do Porto e presta diariamente apoio a dezenas de consumidores. Conta com uma área de intervenção bastante alargada, desde Porto até Bragança.

 

Faz parte da sua hist√≥ria momentos como a cria√ß√£o da APPY Tourist, uma aplica√ß√£o de direitos dos consumidores turistas e, mais recentemente, assumiu a coordena√ß√£o do projeto DECO Regi√Ķes e lan√ßou a iniciativa DECOPODe, o podcast da DECO sobre hist√≥rias de consumo de consumidores especiais.

ONDE ESTAMOS

DECO CENTRO

A DECO Centro est√° situada no cora√ß√£o de Portugal, a cidade de Coimbra, e apoia os consumidores da regi√£o desde 1994.¬† Possui uma √°rea de interven√ß√£o de 19.000 km2 que abrange 6 regi√Ķes (Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu).

 

Pela sua localização estratégia, a DECO Centro tem vindo a realizar diversas atividades de proximidade com a comunidade educativa, como por exemplo, o webinar Liga-te à DECO com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

ONDE ESTAMOS

DECO RIBATEJO E OESTE

A DECO Ribatejo e Oeste é a segunda estrutura regional mais antiga, foi inaugurada no ano de 1992. Localizada em Santarém, é a estrutura regional que está focada nos problemas locais dos consumidores ribatejanos.

 

Nos √ļltimos anos, a DECO Ribatejo e Oeste desenvolveu um protocolo de coopera√ß√£o com a √Āguas do Ribatejo para a dinamiza√ß√£o de a√ß√Ķes de sensibiliza√ß√£o para o uso racional da √°gua,¬† campanha ‚Äú√Āgua √© de todos‚ÄĚ.¬† Realizou tamb√©m um estudo sobre as defici√™ncias e a degrada√ß√£o da Linha Ferrovi√°ria do Oeste, reivindicando novas medidas para garantir um servi√ßo de qualidade para todos os consumidores da regi√£o.

ONDE ESTAMOS

DECO ALENTEJO

A DECO Alentejo abriu as suas portas aos consumidores alentejanos em 1995 na capital de distrito e assim as manteve até hoje, pronta para receber e apoiar os consumidores desta região.

 

√Č a delega√ß√£o com maior √°rea de interven√ß√£o, sendo respons√°vel pelo acompanhamento dos consumidores nos territ√≥rios de √Čvora, Beja, Portalegre e ainda no litoral alentejano, nas localidades de Gr√Ęndola, Alc√°cer do Sal, Sines, Santiago do Cac√©m e Odemira.

 

Nos √ļltimos anos, o trabalho da delega√ß√£o esteve ainda mais centrado em problemas locais. Em 2019 dinamizou a campanha de sensibiliza√ß√£o SOS Consumidor que informou e apoiou consumidores, sobretudo os mais velhos, lesados em casos de burla, vendas agressivas e publicidade enganosa.

ONDE ESTAMOS

DECO ALGARVE

A funcionar desde 2000, a DECO Algarve, localizada em Faro, presta acompanhamento aos consumidores de toda a região algarvia. 

 

O trabalho da DECO Algarve centra-se especialmente nos problemas locais dos consumidores algarvios. Em 2018desenvolveu a campanha Estes transportes n√£o nos servem focada nas fragilidades dos transportes p√ļblicos da regi√£o e, mais recentemente, lan√ßou a campanha Pl√°stico √† Vista! Livre-se dessa esp√©cie, que apostou em a√ß√Ķes de comunica√ß√£o para sensibilizar a opini√£o p√ļblica sobre a quantidade de pl√°stico nas praias algarvias.

ONDE ESTAMOS

DECO MADEIRA

Inaugurada em 2019, a DECO Madeira √© a primeira e √ļnica delega√ß√£o em territ√≥rio insular, garantindo o acompanhamento dos problemas e conflitos dos consumidores madeirenses.¬†

 

Esta estrutura regional tem trabalhado diversos problemas locais dos consumidores, especialmente a situa√ß√£o do Bloqueio Geogr√°fico na Regi√£o Aut√≥noma Madeira, agora aprovado em generalidade na Assembleia da Rep√ļblica: em causa estava a discrimina√ß√£o de algumas empresas de com√©rcio on-line que n√£o faziam entregas na regi√£o.

ONDE ESTAMOS