QUEM SOMOS


Somos a ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA A DEFESA DO CONSUMIDOR – DECO, uma associação privada de utilidade pública sem fins lucrativos que tem a sua sede em Lisboa e está representada em todo o território nacional por 7 estruturas regionais: Minho, Norte, Centro, Ribatejo e Oeste, Alentejo, Algarve e Madeira. A DECO foi fundada em 1974 e conta já com mais de 370.000 associados, sendo a principal referência em Portugal na defesa dos direitos dos consumidores.

É com esse objetivo que estamos permanentemente ao lado de cidadãos, para que estes estejam mais informados, esclarecidos, conscientes e capacitados na defesa dos seus direitos. Trabalhamos para termos todos uma economia mais inovadora e competitiva e uma sociedade mais justa e sustentável.

Nesse sentido, a intervenção da DECO assenta em 3 pilares fundamentais:

  • Informação;
  • Formação e Educação;
  • Representação dos Consumidores.

 

Em concreto, os associados da DECO podem contar gratuitamente com informação e apoio jurídico sobre questões relacionadas com o consumo, ao passo que os restantes consumidores pagam uma quantia simbólica (para ajudar a custear as despesas). Disponibilizamos, igualmente, aconselhamento financeiro aos consumidores em situação de especial vulnerabilidade económica ou de sobre-endividamento.

Atuando em nome do consumidor, a DECO exige o cumprimento escrupuloso da legislação em vigor e, sempre que necessário, a adoção ou alteração desta, nomeadamente junto de Comissões Parlamentares e Conselhos Consultivos.

No âmbito da Educação e Formação desenvolve 2 programas educativos – a DECO Forma com ações de formação e capacitação dirigidas a adultos e profissionais, autarquias, empresas ou outras organizações e a DECOJovem que visa a capacitação e preparação dos jovens consumidores do futuro, junto de escolas de todo o país.

A DECO promove e participa em diversos projetos nacionais e internacionais que trazem mais conhecimento e inovação para o trabalho de defesa do consumidor

Seja de que forma for, a DECO está sempre ao lado do consumidor na defesa e proteção dos seus direitos.

A DECO está consigo.

Visão


Defender e empoderar os consumidores na transição para uma economia circular e digital, na valorização do ambiente e na promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.

Missão


A missão da DECO é defender os direitos e os legítimos interesses dos consumidores, garantir o respeito pelo cumprimento dos mesmos e contribuir para a resolução dos seus problemas enquanto consumidores. Somos a voz dos consumidores!

 

Trabalhamos diariamente para garantir que os consumidores têm acesso à informação adequada para tomarem decisões livres e conscientes, para poderem adquirir bens e serviços de qualidade que não coloquem em risco a sua saúde e segurança e para terem acesso a uma justiça célere, eficaz e acessível.

Valores


Independência


O sucesso da DECO decorre da sua total independência face aos poderes políticos e económicos. Não somos influenciados por quaisquer pessoas que não sejam consumidores e adotamos todos os procedimentos para impedir essa mesma influência.
As nossas ações e posições públicas assentam integralmente em análises e estudos rigorosos, realizados por nós ou por entidades externas idóneas.

 

A nível financeiro, a totalidade das receitas tem por base as quotas dos associados, os proveitos de projetos financiados e de ações de formação, o produto dos nossos serviços de apoio ao consumidor e da sua representação, assim como, os protocolos com as autarquias locais, entre outros. Estas receitas são utilizadas em benefício de todos os consumidores, associados ou não, e aplicadas inteiramente e continuadamente na ampliação das nossas ações, serviços e capacidade de resposta.
A DECO não foi declarada insolvente nem se encontra sujeita a um processo de insolvência.

Rigor e Qualidade


As nossas ações e intervenções devem caracterizar-se sempre pelo máximo rigor e qualidade. Só assim manteremos a credibilidade do nosso trabalho, mereceremos a confiança dos parceiros e stakeholders com que trabalhamos e continuaremos a ver o nosso trabalho amplamente reconhecido.
Para isso, contamos com uma boa capacidade de gestão e planeamento estratégico, com o profissionalismo das nossas equipas e com a adoção sistemática de métodos eficazes e eficientes, permanentemente testados e avaliados.
Assumimos uma ética de exigência, transparência e abertura.

Proximidade


Os consumidores são a nossa razão de ser.
Toda a intervenção da DECO é orientada para responder às suas necessidades, preocupações e expectativas. Para lhes podermos dar respostas adequadas e eficazes, procuraremos interagir com todos os nossos interlocutores de forma direta, dinâmica e assertiva.
Será assim com os media, com o poder político e com as organizações públicas e privadas, com quem cooperamos e dialogamos de forma permanente. E será assim com os consumidores, de quem procuramos estar sempre perto, com novas delegações, novos protocolos locais e novos serviços, para um apoio e um atendimento personalizados.

Cooperação


A atuação da DECO privilegia a cooperação e colaboração com outras entidades de natureza diversa, designadamente com a Administração Pública e o Governo, Entidades Reguladoras nacionais e estrangeiras, bem como com instituições internacionais Para além da cooperação com estas entidades, a DECO promove o diálogo com as empresas ou associações de empresas dos setores regulados.