Preocupada com a evolução da inflação e o seu impacto na vida dos consumidores portugueses, a DECO reuniu 26 medidas que, ao serem acolhidas, poderão apoiar as famílias neste período de graves dificuldades financeiras. A Associação já partilhou este caderno de medidas com o Governo e grupos parlamentares.
O atual contexto geopolítico, antecedido de uma crise de saúde pública que paralisou o Mundo, revelou o quão vulnerável é a garantia de acesso a bens e serviços essenciais por parte dos consumidores.
Se, no fim de 2021, a crise dos combustíveis tornava patente os riscos de deixar os mais vulneráveis de fora da transição energética, já em 2022 o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, adensou, por sua vez, esta crise, alargando-a ao gás natural, barrando o acesso a muitos bens alimentares. Toda esta limitação gerou, em Portugal, uma inflação sem precedentes, aumentou as taxas de juro, fez surgir novas práticas comerciais desleais e isolou os consumidores do bem-estar social, tornando-os muito mais vulneráveis, designadamente, em áreas como a Habitação e os Serviços Públicos Essenciais.
Sem prejuízo da pertinência de algumas das recentes medidas de apoio aos consumidores, a DECO considera que as mesmas não são ainda suficientes para os proteger. Situações extraordinárias exigem medidas extraordinárias e, por isso, é preciso garantir o acesso de todos os consumidores a bens e produtos essenciais e impedir lucros excessivos de empresas à custa do sofrimento das famílias.
Assim sendo, apresentámos 26 medidas que ajudarão os consumidores a recuperar o poder económico, assegurando que continuarão a manter-se como agentes do mercado. Descubra o caderno aqui:
DECO mais próxima dos consumidores
Neste cenário, a Associação continuará a sua missão de ouvir, acompanhar e proteger os interesses e direitos dos consumidores. Para isso, temos ao dispor da comunidade os nossos serviços de apoio ao consumidor:
- O nosso Gabinete de Apoio ao Consumidor (GAC) pode aconselhar em situações de consumo relacionadas com o acesso à habitação e aos serviços públicos essenciais. Nestes casos, deverá entrar em contacto através do endereço eletrónico deco@deco.pt, ou através linha de telefone (+351) 21 371 02 00, da linha de WhatsApp (+351) 966 449 110 ou através do nosso formulário de contacto on-line disponível aqui.
- O nosso Gabinete de Aconselhamento Energético (GAE) pode acompanhar na transição para o mercado regulado de energia, no acesso a apoios sociais e, ainda, na melhor gestão dos gastos com a eletricidade doméstica, com a vista a poupar dinheiro na fatura de eletricidade. Para marcar um atendimento, fale connosco através do endereço eletrónico energia@deco.pt ou do número geral.
- O nosso Gabinete de Proteção Financeira (GPF) está apto a esclarecer, aconselhar e negociar situações de incumprimento com as instituições bancárias. Para falar com GPF, pode entrar em contacto através do telefone (+351) 21 371 02 38, do email gas@deco.pt ou no nosso portal gasdeco.net.
Em 2023, continuaremos #SempreConsigo.
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