CONHEÇA OS NOSSOS PROJETOS


Sensibilizar, informar e capacitar os consumidores sobre os novos temas e desafios na área do consumo e da defesa do consumidor é uma das nossas principais responsabilidades.

 

Para tal, como promotores ou parceiros, participamos em múltiplos e diferentes projetos, iniciativas e campanhas, sejam nacionais, europeus ou mundiais. Nestes, são promovidas atividades como workshops, conferências, ações de formação, além de peças de comunicação como folhetos, brochuras, materiais pedagógicos ou jogos interativos, entre outros.

 

Pode conhecer aqui os nossos projetos em curso e participar neles.

Em resultado das escolhas diárias, cada um de nós, enquanto consumidor, é responsável por 72% das emissões globais de gases com efeito estufa lançados sobre o Planeta.

 

O projeto PSLifestyle  desenvolve uma ferramenta digital Lifestyletest que permite aos cidadãos conhecerem a sua pegada carbónica e o seu impacte ambiental em quatro áreas chave: alimentação, habitação, energia e consumo. Face ao resultado, a ferramenta digital oferece um total de 100 ações possíveis que os cidadãos podem adotar para reduzir o seu impacte ambiental.

 

Qualquer organização, município ou empresa, pode ter um URL personalizado e aplicar este teste na sua comunidade ou colaboradores e receber um relatório com os dados que lhe permitirão desenhar ações para o futuro mais sustentável.

 

O conjunto de dados e de informação recolhida com a aplicação desta ferramenta, em 8 países europeus, constitui uma base de dados essencial para decisores políticos, a academia, as empresas e as ONG tomarem medidas que contribuam para a promoção de estilos de vida saudáveis e sustentáveis.

 

Conheça este projeto e faça o teste!

Conheça o projeto
Logótipo do projeto PSLifestyle. www.deco.pt.

O projeto EVA – Energy Virtual Assistance é uma plataforma de informação e formação para consumidores de energia sobre como a utilizar de forma mais eficiente, reduzir o seu consumo e, consequentemente, as suas faturas.

 

Com a redução do consumo de energia, podemos ajudar a proteger o ambiente e contribuir para a mitigação das alterações climáticas, com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica na Europa até 2050, mantendo a nossa qualidade de vida.

 

Com a EVA pode fazer escolhas informadas, conhecer as melhores oportunidades de poupança de energia e, passo-a-passo, aplicar as medidas mais eficientes.

 

Para além de informação, o portal dispõe de quatro cursos online gratuitos, uma comunidade online para interagir com os técnicos e uma assistente virtual com Open IA.

 

Explore!


Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

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O projeto RAISE-PT – Mesas Redondas para Ação e Investimento em Energia Sustentável em Portugal promove a transição energética sustentável em Portugal, reunindo especialistas, decisores políticos, investidores e comunidades locais em mesas redondas colaborativas. Estas iniciativas visam identificar desafios, discutir soluções inovadoras e criar sinergias para fomentar o investimento em energias renováveis e práticas mais sustentáveis.

 

Com um enfoque nas prioridades nacionais e europeias, o RAISE-PT incentiva a partilha de conhecimentos e experiências para acelerar a implementação de políticas e projetos que reduzam as emissões de carbono e promovam a eficiência energética.

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O projeto ICCO – Rede Transfronteiriça de Inovação e Competitividade para o Comércio Tradicional é uma iniciativa que procura modernizar e tornar mais competitivo o comércio tradicional transfronteiriço em Portugal e Espanha em municípios (Bragança e Vila Real e Valladolid e Zamora) que estão em risco de despovoamento, adaptando-o às novas exigências do mercado e às mais atuais tendências do consumo.

 

O projeto analisa o comportamento do consumidor no comércio local nestes municípios através do uso de tecnologias inovadoras emergentes (tecnologia cloud, análise estatística de dados, neurociência, big data) com o propósito de entender quais exigências dos consumidores e as atuais tendências de consumo de forma melhorar a competitividade desses comércios.

 

Assim tem como objetivos principais:

 

  • Desenvolver uma metodologia para avaliar a competitividade do comércio tradicional
  • Realizar um estudo sobre o comportamento do consumidor e tendências de consumo;
  • Sensibilizar o consumidor sobre a importância do comércio tradicional;
  • Identificar e aplicar boas práticas;
  • Aconselhar 80 estabelecimentos comerciais de pequenos municípios para implementar planos de ação personalizados;
  • Criar uma Rede de Inovação e Competitividade para o Comércio (Rede ICCO).

 

O ICCO é essencial para revitalizar o comércio tradicional, promovendo a resiliência económica e social das regiões transfronteiriças envolvidas.


Financiado pela Interreg

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O projeto Watson tem como missão melhorar a segurança alimentar, combatendo práticas alimentares fraudulentas e promovendo uma maior transparência nas cadeias de abastecimento.

 

Com um consórcio interdisciplinar de 47 parceiros provenientes de 20 países da UE e de fora da UE, este projeto desenvolve uma abordagem inovadora e holística para rastreabilidade alimentar, integrando serviços baseados em dados, ferramentas de inteligência artificial e metodologias de análise de risco.

 

O Projeto Watson tem assim como objetivos tornar as cadeias alimentares mais sustentáveis, assegurando que os produtos contém informações precisas e acessíveis ao longo da sua cadeia, munir as autoridades e decisores políticos com ferramentas e insights para monitorizar a cadeia alimentar, e promover maior consciencialização sobre a segurança alimentar, incentivando escolhas mais informadas, saudáveis e sustentáveis.

 

O Watson representa um passo significativo na construção de ecossistemas alimentares mais seguros, verdes e confiáveis, contribuindo para um futuro alimentar mais justo e saudável.

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Em 60% das casas europeias, os sistemas de aquecimento são obsoletos. O HARP é o projeto que oferece uma ferramenta aos consumidores para avaliar o desempenho do seu sistema de aquecimento doméstico e identificar a melhor alternativa de substituição, a par de informação muito detalhada sobre as diferentes tecnologias. Tudo em seu benefício e de um maior conforto com eficiência energética.

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A pobreza energética é um flagelo que atinge muitas famílias que não conseguem assegurar o conforto necessário nas suas casas, situação que é especialmente grave com a chegada do frio. Para combater a pobreza energética, o STEP (Soluções para Combater a Pobreza Energética) levou à criação do Gabinete de Aconselhamento de Energia para consumidores em situação de pobreza energética, de modo a prestar informação que minore ou resolva esta situação.

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ACT4ECO


A ACT4ECO é uma plataforma de aprendizagem online, na qual os consumidores podem aprender mais sobre como melhorar a eficiência energética ao nível da sua habitação, em circunstâncias como a compra e o uso de eletrodomésticos, formas de isolamento da casa, o autoconsumo de energia, entre outros.

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É um facto que cada vez mais se compra online. É um processo fácil e que permite uma maior escolha, mas que também traz novos desafios e riscos. Para que os consumidores possam fazer compras online seguras, o projeto E-Compras com Direitos explica os seus direitos e deveres, quais as melhores práticas e quem é quem nas vendas online.

Projeto com o apoio da DGC:

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Fatura Amiga é uma plataforma onde se aprende a ler e compreender as faturas de eletricidade, para um consumo de energia mais eficiente e, assim, reduzir as contas no final do mês. Aqui, pode-se também encontrar uma ferramenta que ajuda a registar e acompanhar os consumos mensais de energia e a traçar objetivos de poupança.

Projeto com o apoio da ERSE.

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O excesso de plástico é hoje um dos principais problemas ambientais e que nos deve preocupar a todos. A iniciativa #plasticoamais incentivou os consumidores a denunciar situações onde encontrassem excesso de plástico, em especial nas embalagens. Estas sugestões foram depois apresentadas às empresas para que estas procurassem soluções mais sustentáveis.

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Este projeto é promovido pela DECO em parceria com a TANE Konsumidor, com o objetivo de promover o reconhecimento da importância e efetiva implementação da Lei de Proteção do Consumidor em Timor Leste e de capacitar a TANE, com vista a uma maior e melhor intervenção em termos de informação, educação, formação, representação e mobilização dos consumidores Timorenses.

O projeto decorre entre 2019 e 2022 e conta com o financiamento da União Europeia – EuropeAid.

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Selo Confio


O Selo CONFIO é um selo digital que é atribuído aos titulares do website, que após uma auditoria, respeitam as normas e medidas de segurança digital e asseguram os direitos do consumidor. É uma garantia para todos os consumidores na aquisição de produtos e serviços através de comércio eletrónico e na utilização da Internet em geral.

O Selo resulta dum protocolo celebrado por três entidades: ACEPI – Associação da Economia Digital, a Associação DNS.PT e a DECO, e tem subjacente o cumprimento de um Código de Conduta e de um Regulamento.

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