Hoje, 22 de abril, comemora-se o Dia da Terra com o lema “Nosso poder, nosso Planeta”. Nunca foi tão urgente cuidar do nosso Planeta e preservar os recursos naturais! Os dados recolhidos pela ferramenta LIFESTYLE TEST revelam precisamente esta realidade.
A DECO criou, com 16 organizações europeias, a ferramenta Lifestyle Test para ajudar os consumidores a conhecer a sua pegada de carbono e a refletir sobre os seus hábitos de consumo.
Até ao presente, 10.216 portugueses já realizam o LifestyleTest e apresentam uma pegada de carbono média de 8.870 kgCO2e por pessoa e por ano. Conheça detalhes do impacte do consumo dos portugueses. Para combatermos as alterações climáticas e garantirmos que o aumento da temperatura não excede 1,5ºC até 2030, a pegada média dos cidadãos deveria ser de 2.500 kgCO2e por pessoa, por ano.
Sabemos que as nossas escolhas alimentares, o modo como nos deslocamos, as compras que fazemos e a utilização da energia em casa têm um impacte ambiental no planeta, na medida em que são responsáveis por 72% das emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE).
Os resultados apurados pela DECO permitem concluir que a área dos transportes apresenta a pegada de carbono mais elevada com uma emissão de 4.556 kgCO2e por pessoa, por ano. Incluem-se aqui os kms que fazem, por semana, de carro ou de transportes públicos, quantas horas caminham ou andam de bicicleta, mas o que determina este levado impacto é o número de horas de viagens de avião por ano.
A alimentação é a segunda área com uma pegada no valor de 2.384 kgCO2e por pessoa, por ano. O consumo de carne, em especial bovina, o consumo de queijos e de lacticínios, de chá ou café (importados) tem aqui a sua responsabilidade.
Em terceiro lugar encontra-se a área das compras, com uma pegada de 1.170 kgCO2e por pessoa, por ano. Aqui avalia-se o consumo individual a partir do consumo médio dos portugueses no que respeita ao vestuário, calçado e lazer, tendo por base um consumo médio no valor de 270 euros.
Por fim, a área da casa é aquela que apresenta uma pegada mais reduzida, com uma emissão de 761 kgCO2e por pessoa, por ano. Sobre a casa os cidadãos são questionados sobre a tipologia da sua casa e ano de construção associando ao consumo de energia. O consumo de água também é tido em conta para este cálculo da pegada carbónica.
Acreditamos que o LIFESTYLE pode ajudar os cidadãos que querem adotar um estilo de vida positivo e sustentável, dentro dos limites do planeta e passar da consciência à ação ambiental.
Para mais informação visite o PSLifestyle e experimente já a ferramenta. Junte-se aos mais de 10 mil cidadãos que conhecem a sua pegada de carbono.
Conheça o nosso roteiro para a sustentabilidade aqui.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.