Sabe o que é a PEGADA CARBÓNICA? Conhece a sua?
A DECO convida-o a fazer o teste em: lifestyletest.eu
O projeto Europeu PSLifestyle lança um teste para motivar os cidadãos a ter uma vida mais Positiva, Saudável e Sustentável. A DECO é a responsável portuguesa deste projeto financiado pela União Europeia com mais sete países: Estónia, Finlândia, Alemanha, Grécia, Itália, Eslovénia e Turquia.
O Positive and Sustainable Lifestyle ou PSLifestyle é um teste intuitivo e rápido sobre estilos de vida, que ajuda os cidadãos a adoptar hábitos de consumo positivos e sustentáveis. Esta iniciativa é única na avaliação da pegada carbónica individual em 4 categorias: casa, transporte, alimentação e compras.
Adaptada ao contexto nacional, a ferramenta gratuita incentiva os consumidores a reduzir o seu impacte ambiental com sugestões de ações à medida sobre as suas escolhas.
Os resultados do teste permitem ao consumidor construir o seu plano pessoal e concluir como as suas ações diárias podem ter um impacte positivo no planeta e na sua vida! A participação de cada utilizador ajudará investigadores e decisores políticos a impulsionar uma mudança global que facilitará, às instituições europeias, o cumprimento do seu objetivo de neutralidade climática.
Todos nós podemos encontrar o nosso estilo de vida positiva e sustentável. Estamos muito entusiasmados por apresentar este novo Teste de Estilo de Vida, que foi co-criado e co-desenvolvido, em conjunto, com cidadãos de oito países europeus. Atenuar as alterações climáticas é um enorme desafio global e é necessária a contribuição de todos, afirma Markus Terho, criador do PSLifestyle e Diretor de Projeto do Fundo Finlandês de Inovação – Sitra.
Este teste ao estilo de vida – PSLifestyle – foi criado com a participação de cidadãos numa série de workshops (Living Labs) organizados por todos os parceiros, incluindo Portugal. Nesses Living Labs foi possível interagir com diferentes comunidades que, através das suas opiniões e sugestões, ajudaram a conceber a ferramenta. O debate desenvolvido nos workshops permitiu a avaliação das características do teste e a sua melhoria, incluindo as suas funções e design, bem como os hábitos de consumo adequados a cada país.
Os resultados do teste permitem ao consumidor construir o seu plano pessoal e concluir como as suas ações diárias podem ter um impacte positivo no planeta e na sua vida! A participação de cada utilizador ajudará investigadores e decisores políticos a impulsionar uma mudança global que facilitará, às instituições europeias, o cumprimento do seu objetivo de neutralidade.
A DECO estará na Cidade do Zero, evento no CCB, já nos dias 16 e 17, para apresentar este projeto. Venha visitar-nos e experimente, em primeira mão, esta ferramenta. Uma nova vida positiva e sustentável espera por si!
Não deixe a sustentabilidade e o equilíbrio para depois.
Junte-se a nós e faça já o Teste Estilo de Vida: lifestyletest.eu
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.