A Ryanair anunciou recentemente que a partir de 12 de novembro deixará de aceitar cartões de embarque impressos e que os passageiros devem utilizar exclusivamente cartões de embarque digitais. DECO considera a imposição abusiva e pede intervenção da Autoridade Nacional de Aviação Civil e do Ministério Público.

 

Apesar de nenhuma justificação técnica ou regulamentar o determinar, a partir da próxima semana a transportadora low-cost impõe a utilização de cartões de embarque digitais e força os passageiros que pretendam viajar com a transportadora a descarregar a sua aplicação.

 

A DECO vê com preocupação mais uma medida da companhia que discrimina e dificulta a vida a passageiros que não têm smartphones ou simplesmente menos familiarizados com ferramentas digitais. Depois de ter introduzido a aplicação de taxas significativas pelo check-in no aeroporto, a nova manobra da transportadora volta a penalizar consumidores com menos competências digitais e pode vir a significar novas filas nos aeroportos.

 

Por entender injustificada a imposição da companhia que obriga os passageiros a descarregarem uma aplicação e os impede de viajar tranquilamente com documentos físicos, a DECO pediu a intervenção da ANAC e ao Ministério Público que avance com uma ação judicial de forma a proibir que a transportadora mantenha as cláusulas que entende serem abusivas nos contratos, de forma a inviabilizar a imposição da transportadora.

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