No passado dia 25 de março, a DECO e a Câmara Municipal de Santarém alargaram o seu protocolo de colaboração, abraçando as áreas de Habitação e Energia como duas valências de especial relevo para os consumidores.
Esta colaboração permite que os consumidores tenham um atendimento especializado nestas duas áreas especificas, nomeadamente aconselhamento personalizado, informação financeira, apoios sociais e candidaturas a programas habitacionais e energéticos, a nível local e nacional.
Face às dificuldades identificadas pela DECO no acesso, manutenção e utilização plena das habitações por parte dos consumidores, destaca-se a necessidade de desenvolvimento de ações de promoção de informação especializada e capacitação sobre estas matérias, junto não só dos consumidores, como também dos técnicos autárquicos que interagem com os Munícipes no seu dia-a-dia.
Com este importante complemento, o Município de Santarém garante um atendimento mais holístico às necessidades dos consumidores, sendo a DECO um verdadeiro parceiro do Município neste desafio na defesa dos Consumidores.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.