AS CONFERÊNCIAS CONSUMERS GO GREEN INFORMAM E PROMOVEM A REFLEXÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES RELATIVAMENTE AOS IMPACTES E BENEFÍCIOS DAS SUAS ESCOLHAS PARA O PLANETA.
Desde abril e até novembro, a DECOJovem irá realizar 8 conferências sobre temáticas relacionadas com a sustentabilidade onde dará especial importância às boas práticas de consumo sustentável que os consumidores podem realizar no dia-a-dia e a forma como cada um de nós pode contribuir para a resolução dos principais desafios ambientais.
A Conferência sobre o tema da Energia teve lugar no dia 28 de maio e contou coma participação da Quercus ANCN e da ADENE – Agência para a Energia. Contámos com a participação das seguintes escolas: Epamac – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses, a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço, o Agrupamento D. Afonso III – Faro, o Agrupamento de Escolas de Arouca, a Escola Secundária Ferreira de Castro e a Escola Básica da Guia.
Até agora já realizámos as conferências sobre a alimentação sustentável e greenwashing tendo envolvido perto de 750 alunos e para o próximo ano letivo continuamos com mais temas, a saber. Descubra as datas de cada tema (a definir):
- Transportes e mobilidade suave (setembro, data a definir);
- Reparabilidade e durabilidade dos produtos (outubro, data a definir);
- Reduzir os Resíduos (outubro, data a definir);
- Economia da partilha e consumo colaborativo (outubro, data a definir)
Todas as conferências contam com a presença da jovem embaixadora para a sustentabilidade da DECO, Maria Carvalho e de vários especialistas de diferentes entidades na área da sustentabilidade. Os participantes serão convidados a participar no debate através de dinâmicas e ferramentas interativas que têm sido muito bem recebido pelo público juvenil.
As escolas interessadas em assistir à(s) conferência(s) podem inscrever-se através do email decojovem@deco.pt.
Estas conferências acontecem no âmbito do projeto CONSUMERS GO GREEN, uma iniciativa com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.