O projeto ECO2 termina com sucesso e deixa a Plataforma de Aprendizagem online a todos os consumidores que queiram reduzir o consumo de energia
Depois de ter chegado a mais de 11 mil consumidores na Europa através da ACT4ECO, uma plataforma de aprendizagem sobre eficiência energética ao nível residencial, o projeto ECO2 cessa as suas atividades e deixa esta ferramenta para utilização livre.
Termina agora, a 31 de agosto, o projeto ECO2 que, ao longo de 2 anos e meio, sensibilizou e forneceu informação útil a mais de 11 mil consumidores europeus sobre eficiência energética e as melhores formas gerir e reduzir os consumos de energia nas habitações. A boa notícia é que a Plataforma ACT4ECO vai continuar disponível e acessível para consumidores e stakeholders.
Esta é uma ferramenta muito importante porque, com a ameaça cada vez mais presente das consequências das alterações climáticas e do peso da energia para o orçamento das famílias, todos temos um contributo a dar para que a produção e consumo de energia sejam mais sustentáveis. Um desses caminhos é optar por um consumo sustentável, crítico e informado.
Por isso, se ainda não explorou esta Plataforma de Aprendizagem, não deixe de o fazer. Em ACT4ECO todos os consumidores podem aprender, a seu ritmo e segundo as suas necessidades, tudo sobre eficiência energética nas suas casas.
São mais de vinte módulos informativos e demonstrativos para aumentar a eficiência energética das habitações, muitas das quais apenas com mudanças de hábitos de consumo ou com pequenas intervenções. Os módulos estão divididos em cinco temas: (1) torne-se um consumidor inteligente; (2) melhore a eficiência energética da sua casa; (3) mantenha o uso eficiente de energia; (4) aprenda a gerir o seu consumo de energia; e (5) produza a sua própria energia.
Assista a este breve vídeo para saber como funciona a plataforma e perceber o que pode vir a aprender, porque a eficiência energética é boa para a carteira e para o ambiente.
A Plataforma ACT4ECO é o principal resultado do projeto ECO2 que, com o apoio do Programa Horizonte 2020, tinha como objetivo envolver e capacitar os consumidores para a eficiência energética, reforçando os seus conhecimentos e motivando-os para a adoção de comportamentos energeticamente eficientes.
O projeto iniciou em março de 2018 e terminou em agosto 2021 e reuniu parceiros de nove países – Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Finlândia, Grécia, Irlanda, Itália, Lituânia e Portugal. Além de ter implementado esta Plataforma online, o projeto contemplou a realização de iniciativas de comunicação e sessões informativas para consumidores, reuniões com especialistas, bem como mesas redondas para debater com stakeholders ligados a programas e políticas energéticas e seminários internacionais para apresentação de recomendações à escala europeia.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.