Estão abertas as inscrições para novas sessões online do “Contas à Vida”

 

O projeto “Contas à Vida”, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto em parceria com a DECO, decorreu em outubro com sessões gratuitas para maiores de 55 anos e, dado o sucesso registado, foi alargado a novas edições online em novembro, permitindo que mais participantes possam beneficiar destas sessões sem sair de casa. 

 

Foram realizadas seis edições presenciais, em outubro, destinadas a fortalecer as competências financeiras e digitais da população sénior, com  elevada adesão e impacto entre os participantes. O feedback dos formandos foi extremamente positivo, destacando o carácter útil do projeto e sublinhando a importância de dar continuidade a este tipo de iniciativas:  

 

“Espero que estas ações continuem e sejam aprofundadas, incluindo tanto os temas já abordados como novos tópicos na área financeira, que são muito relevantes.” 

 

“Seria muito importante realizar mais iniciativas como esta, de forma a manter a população informada!” 

 

Em resposta ao interesse dos munícipes, o “Contas à Vida” vai avançar com novas edições gratuitas em formato online, que decorrerão através da plataforma Zoom. As inscrições estão abertas até 7 de novembro e podem ser feitas aqui: https://questionarios.cm-porto.pt/index.php/597992?lang=pt 

 

Os interessados podem escolher participar entre uma das três edições, cada uma composta por cinco sessões: 

  • 10, 12, 17, 19 e 24 de novembro, das 10h00 às 11h30; 
  • 10, 12, 17, 19 e 24 de novembro, das 14h30 às 16h00; 
  • 11, 13, 18, 20 e 25 de novembro, das 14h30 às 16h00. v Q2

 

As novas sessões digitais mantêm o espírito prático do projeto e disponibilizam ferramentas úteis para ajudar os participantes a: 

  • Organizar o orçamento familiar e aplicar estratégias de poupança; 
  • Conhecer produtos financeiros e conhecer os conceitos de crédito e endividamento; 
  • Saber mais sobre os seus direitos enquanto consumidores e prevenir fraudes; 
  • Utilizar meios digitais de forma segura no dia-a-dia. 

 

Com a transição para o digital, o projeto reafirma o compromisso com a literacia financeira da comunidade, promovendo a autonomia e a confiança para enfrentar os desafios financeiros da atualidade.  

 

Qualquer dúvida sobre o projeto poderá ser esclarecida contactando a DECO através do endereço eletrónico contasavida@deco.pt. 

 

O projeto é financiado pela União Europeia, através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do programa NextGenerationEU. 

 

Notícias relacionadas:

A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos

Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que,  logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.

Ler mais

Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas

O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.

Ler mais

Privacy Preference Center