Já conhece o projeto Rotas Zer0? A caravana AgroEcológica está a desenvolver um projeto que quer sensibilizar os consumidores para as práticas agroecológicas.
A Caravana AgroEcológica, em parceria com o TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, está a desenvolver o Projeto RotasZer0. O objetivo é “sensibilizar os consumidores para a importância das práticas agroecológicas e do consumo de proximidade, através de visitas a produções próximas da sua área de residência”.
O projeto, financiado pelo Fundo Ambiental, visa ainda informar relativamente à circularidade nos sistemas agrícolas e à existência de biodiversidade nesses mesmos sistemas, nomeadamente no contexto de práticas de compostagem.
Está prevista a concretização de 15 rotas pelo país, nas quais um pequeno grupo de consumidores locais visitará entre 2 a 3 produções agrícolas, ficando assim a conhecer os produtores, os produtos e as práticas de cultivo. Posteriormente, serão realizados um documentário e um conjunto de pequenos vídeos acerca de cada rota.
Para acompanhar o desenvolvimento da iniciativa, a Caravana preparou um questionário para permitir ao projeto fazer uma breve caracterização de produtores e consumidores de produtos agrícolas. Este questionário tem como objetivos:
- Caracterizar o comportamento e motivações de consumidores no que respeita aos seus hábitos de consumo de produtos agrícolas; caracterizar o conhecimento e o valor dado a práticas agrícolas e biodiversidade associada.
- Caracterizar produtores e a sua produção no que respeita à sua atividade agrícola e atividades associadas, às práticas agrícolas utilizadas, e conhecimento e valorização da biodiversidade associada à produção agrícola.
Participe neste estudo que decorrerá na semana de 25 a 29 de Julho e conte-nos o seu perfil enquanto consumidor:
Saiba mais sobre este estudo e os seus objetivos no sítio oficial da Caravana AgroEcológica, na página oficial do Projeto RotasZer0e nas redes sociais da organização.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.