A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR) acontece entre 19 e 27 de novembro e nesta edição a DECO dedica-se ao tema dos têxteis circulares e sustentáveis. A DECOJovem, o programa de educação do consumidor promovido pela Associação, dirigido às escolas, preparou um Workshop Digital para os mais jovens subordinado ao tema: Não vás na MODA da semana: #dá uma NOVA vida à TUA ROUPA!
O impacte ambiental do setor da moda
Todos sabemos (e sentimos) que vivemos numa sociedade de consumo, direcionada cada vez mais para a cultura da imagem, onde a moda é utilizada, frequentemente, como meio de nos expressarmos ao mundo!
Embora a maioria dos consumidores não o saiba, a produção e consumo rápido das peças de vestuário e calçado têm um grande impacte no meio ambiente. O setor da produção têxtil é considerado o quarto setor que utiliza mais água, o segundo que utiliza mais terra, para cultivo de fibras sintéticas e o quinto responsável pela maior emissão de CO2 para a atmosfera.
DECOJovem organiza novo workshop digital para jovens consumidores sobre a moda rápida
Para sensibilizar os jovens consumidores para este tema, a DECOJovem preparou um workshop digital para os mais jovens subordinado ao tema: Não vás na MODA da semana: #dá uma NOVA vida à TUA ROUPA!. Este workshop, que conta com a parceria com a Escola de Moda do Porto, pretende debater esta questão e consciencializar os mais jovens para a reutilização de peças de roupas que já não usam, assim como para o impacte que a produção de têxteis tem no meio ambiente.
Através das redes sociais da DECOJovem, durante a semana de 19 a 27 de novembro, os consumidores mais jovens (e não só!) poderão acompanhar a informação divulgada sobre este tema e promover uma mudança em todos nós. Assim a DECO incentiva os mais jovens a seguir esta “moda” e a mudar os seus comportamentos!
Quer saber mais sobre este workshop ou sobre a DECOJovem?
É professor ou pai e está interessado em saber mais? A DECOJovem é o nosso programa de Educação do Consumidor dirigido a todas as escolas e a todos os níveis de ensino, interessadas na formação de jovens consumidores informados, conscientes e responsáveis. No âmbito da Educação para a Cidadania, desenvolvemos diversos projetos e iniciativas de Educação do Consumidor, dotando os jovens consumidores de conhecimentos sobre os seus direitos e as diversas problemáticas associadas a esta área e permitindo-lhes a aquisição e desenvolvimento de competências para decidirem de forma crítica.
A DECOJovem procura capacitar as futuras gerações para que se tornem mais participativas na construção de uma sociedade sustentável. Saiba mais sobre esta ou outras iniciativas em www.decojovem.pt ou entre em contacto através do endereço eletrónico decojovem@deco.pt.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.