DECO JUNTA-SE À REDE DE COMPROMISSO AQUA+, RECONHECENDO O POTENCIAL DE INOVAÇÃO, DE VALORIZAÇÃO DAS MELHORES SOLUÇÕES E DE IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE MELHORIA DE EFICIÊNCIA NO USO DE ÁGUA EM EDIFÍCIOS DO SISTEMA AQUA+.
O AQUA+ (Classificação de Eficiência Hídrica dos Edifícios) em implementação desde o início de 2020, e resultante de um processo participado de novas abordagens à eficiência hídrica nos edifícios, procura servir como referencial voluntário, independente e comparável, de âmbito nacional, introduzindo preocupações de eficiência hídrica, pouco generalizadas, em novos projetos e novas construções, bem como na área da reabilitação e na melhoria de imóveis em utilização.
Baseando-se numa metodologia pioneira na Europa e inovadora a nível mundial, desenvolvida pela Agência para a Energia (ADENE), em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente e diversas entidades institucionais do sistema científico e tecnológico nacional, entre as quais, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, dos setores da água, energia e imobiliário, o AQUA+ permite determinar e comunicar a classificação de eficiência hídrica de imóveis e identificar oportunidades de melhoria e poupança.
A Rede de Compromisso AQUA+, que a DECO passa a integrar, envolve diversas entidades beneficiárias ou promotoras de políticas públicas, programas ou projetos com impacto ou impactados pelo AQUA+, e que contribuirão para a divulgação e implementação deste instrumento e da eficiência hídrica em Portugal.
Saiba mais sobre o AQUA+ aqui.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.