A PROPÓSITO DAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2021, A DECO RECOMENDA A CRIAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE COMBATE AO DESPERDICIO ALIMENTAR.
No contexto de reflexão e debate que antecede as próximas eleições autárquicas, a DECO trabalhou num conjunto de propostas que considera prioritárias na esfera de intervenção do poder local, tendo, entre outras medidas, recomendado a criação de Planos Municipais de Combate ao Desperdício Alimentar, no âmbito da Agenda do Consumidor para as Autárquicas.
Criação de Planos Municipais de Combate ao Desperdício Alimentar
A DECO entende que a criação de Planos Municipais de Combate ao Desperdício Alimentar, com o apoio de Associações de Consumidores, irá permitir um apoio especializado ao Munícipe e garantir:
- a sensibilização e educação da população para o respeito e defesa do ambiente através da promoção do autoconsumo e da aquisição de produtos sazonais e locais;
- a criação de incentivos à compra e venda, nos mercados municipais, de fruta e vegetais não calibrados;
- o desenvolvimento de programas escolares orientados para crianças, de forma a alertá-las para a problemática do desperdício alimentar e, assim, promover práticas que contribuam para a sua prevenção.
Qual o motivo desta recomendação?
A DECO acredita que com a criação ou aceleração no processo de desenvolvimento dos Planos Municipais de Combate ao Desperdício Alimentar será possível promover a redução do desperdício alimentar através de uma abordagem integrada e multidisciplinar, permitindo sensibilizar as famílias sobre os custos ambientais, económicos e sociais do desperdício alimentar, procurando que estes se tornem agentes ativos de mudança.
O objetivo
A DECO entende que deverá ser realizado um esforço coletivo e integrado por parte de todas as entidades e organizações envolvidas no setor, disponibilizando aos consumidores a literacia, os meios, e os incentivos para que de forma inclusiva e equitativa, possam fazer escolhas mais sustentáveis.
Conheça a Agenda do Consumidor aqui ou através deste documento interativo:
Notícias relacionadas:
IVA Alimentação infantil desce em 2025: Conquista positiva, mas insuficiente
06/12/2024
A partir de 2025, produtos como as fórmulas de transição, purés de fruta, bem como refeições e sopas para bebés, que estavam sujeitos à taxa normal de IVA, passarão a ser mais acessíveis. Assim, a satisfação das necessidades nutricionais específicas das crianças, especialmente nas suas primeiras fases de desenvolvimento, sem desequilibrar o orçamento familiar, será mais fácil.
Dia Mundial da Alimentação: Workshop “Brigada dos Lanches”
16/10/2024
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, a DECOJovem, em parceria com o curso de Dietética e Nutrição da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, promove o Workshop "Brigada dos Lanches" para pais e encarregados de educação.
DECO alerta para perigos do consumo de bebidas energéticas
10/07/2024
O consumo de bebidas energéticas tem aumentado significativamente nos últimos anos, especialmente entre os jovens. Estas bebidas são amplamente promovidas como uma forma eficaz de aumentar a energia, a concentração e a resistência física. No entanto, os consumidores estão cada vez mais preocupados com os possíveis riscos à saúde associados ao seu consumo frequente.