No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, a DECOJovem, em parceria com o curso de Dietética e Nutrição da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, promove o Workshop “Brigada dos Lanches” para pais e encarregados de educação.
Uma alimentação saudável na infância é essencial para garantir o desenvolvimento equilibrado de crianças e jovens. Neste contexto, os pais e encarregados de educação desempenham um papel determinante na promoção de hábitos alimentares adequados.
As necessidades nutricionais das crianças e jovens diferem substancialmente dos adultos. Contudo, a vasta oferta de produtos alimentares processados disponível no mercado, aliada ao impacto do marketing direcionado ao público infantil, dificulta, por vezes, a escolha informada e consciente dos alimentos que compõem os lanches diários.
É neste enquadramento que a DECOJovem apresenta o Workshop “Brigada dos Lanches”, com o objetivo de auxiliar os pais e encarregados de educação a compreenderem as necessidades nutricionais das crianças. O workshop visa capacitar os participantes para a correta interpretação dos rótulos dos produtos alimentares, promovendo o aumento da literacia alimentar e proporcionando ferramentas que permitam fazer escolhas mais equilibradas e informadas, face à grande diversidade de opções presentes no mercado. Este equilíbrio inclui tanto as refeições preparadas em casa como aquelas prontas a consumir.
No dia 16 de outubro, em formato online, a DECOJovem e a Escola Superior de Dietética e Nutrição da Universidade do Algarve irão reunir mais de 200 pais e encarregados de educação para debater a temática dos lanches e merendas. Durante o evento, serão partilhadas orientações para a interpretação de rótulos alimentares, bem como sugestões práticas e saudáveis, incluindo a partilha de receitas simples e nutritivas.
Para mais informações, envie email para decojovem@deco.pt
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.