Balcão Habitação e Energia | DECO


Leve o apoio da DECO aos seus munícipes

O balcão de habitação e energia é uma resposta local onde a DECO, em articulação com o Município, assegura um serviço de proximidade focado no apoio técnico aos munícipes. Este serviço disponibiliza informação e aconselhamento personalizado em duas áreas fundamentais:  Energia – promoção da eficiência energética, redução da fatura das famílias e garantia de maior conforto térmico nas habitações; e Habitação – capacitação dos consumidores sobre os seus direitos no arrendamento, condomínio, mediação imobiliária e gestão de empreitadas.

O balcão único atua em três frentes para garantir casas mais eficientes e famílias mais protegidas

Apoio técnico e jurídico: o serviço assegura o acesso a juristas e técnicos especializados para a resolução de questões complexas relacionadas com arrendamento, condomínio e contratos de energia. Garante-se, desta forma, o respeito pelos direitos dos consumidores e a otimização das faturas de energia.

 

Eficiência energética e conforto: a equipa técnica realiza diagnósticos energéticos às habitações e presta aconselhamento sobre as melhores soluções, desde a escolha de equipamentos eficientes a opções de isolamento e conforto térmico.

 

Gestão de candidaturas e incentivos:  o balcão simplifica a burocracia, apoiando a submissão de candidaturas a fundos nacionais (como o Fundo Ambiental ou Porta 65) e a programas municipais, assegurando que os apoios chegam efetivamente a quem deles necessita.

Um modelo colaborativo que liga a DECO, o Município e o Consumidor

O modelo operacional encontra-se desenhado para eliminar barreiras, ligando quem decide (Município) a quem precisa (Consumidor) através de quem detém o conhecimento técnico (DECO).

O Município Inova: a autarquia parceira assegura o espaço físico e a integração do balcão na sua rede local, oferecendo um serviço eficiente e de qualidade à sua comunidade.

A DECO Facilita: a equipa de especialistas garante o atendimento aos munícipes, a formação técnica das equipas locais e a gestão operacional da parceria, libertando os serviços municipais de questões técnicas e jurídicas complexas.

O Consumidor Beneficia: o munícipe pode agendar o seu atendimento gratuito (presencial ou digital), aceder a informação especializada multicanal e receber um plano de ação personalizado, com acompanhamento contínuo de resultados.

AGENDAR REUNIÃO

Como funciona

1

Apoio diário e deslocação presencial dos técnicos da DECO às autarquias aderentes.

2

Acesso gratuito dos cidadãos a todas as atividades desenvolvidas localmente.

3

Formação para os técnicos autárquicos e integração na Rede de Entidades Parceiras da DECO.

4

Dinamização de sessões de sensibilização para a comunidade local.

5

Alinhamento com a Rede de Espaços Energia, em funcionamento ou em fase de criação.

6

Divulgação do serviço (através de materiais como flyers, cartazes e da comunicação social.

Rede de Autarquias Parceiras

Faça parte desta rede de autarquias que apostam na transição energética, na promoção do direito à habitação na qualidade de vida dos seus cidadãos.

Incentivos para a Habitação e Eficiência Energética

Programa E-lar

Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis (PAE+S)

Programa Vale Eficiência

IFRRU 2020 Reabilitação de edifícios

Tarifa Social 2025

Porta 65

Arrendamento Acessível

Apoio extraordinário à renda

Apoios à habitação para os jovens (Isenção de IMT e Imposto de Selo)

AGENDAR REUNIÃO

Em números

10 600 pedidos de informação sobre habitação

33 Parcerias Locais com o Balcão de Habitação e Energia

11 700 pedidos de informação sobre energia

PLATAFORMA EVA - Energy Virtual Assistance

Conheça a nossa plataforma digital para os consumidores explorarem e aprofundarem os seus conhecimentos sobre o tema da energia.

 

Aqui podem encontrar notícias sobre a atualidade neste setor e explorar conteúdos informativos para facilitar a adoção de comportamentos energeticamente mais eficientes e sustentáveis. Nesta área ainda oferecemos:

 

Academia e-learning EVA: 4 Cursos gratuitos, simples e interativos para se tornar um consumidor mais eficiente e sustentável.

 

Comunidade on-line EVA: Um espaço de partilha para tirar dúvidas com os nossos especialistas e trocar experiências com outros consumidores.

 

EVA – a nossa Assistente Virtual: Apoio permanente (24h) com ferramentas para fazer escolhas informadas e descobrir oportunidades de poupança.

FAQ’S

  • Somos a principal referência da defesa do consumidor em Portugal e desenvolvemos, de forma pioneira em Portugal, o Balcão de Habitação e Energia;
  • Contribuímos para o desenvolvimento local através da criação de serviços de proximidade e do estabelecimento de parcerias com as autarquias de todo o país;
  • Promovemos um acompanhamento próximo, humanizado e abrangente aos consumidores com impacto real e positivo na sua vida;
  • Promovemos uma relação de confiança com os consumidores;
  • Contamos com equipas compostas por especialistas que asseguram uma análise integrada e soluções completas e rigorosas;

Através de uma parceria com a DECO a sua autarquia pode abrir localmente um Balcão de Habitação e Energia (BHE) que funciona com apoio diário e presença física regular dos especialistas da Associação. O serviço possibilita o acesso gratuito dos munícipes/fregueses a:

  • Apoio em candidaturas a incentivos para a eficiência energética da casa e a programas de acesso à habitação;
  • Aconselhamento personalizado tendo em vista a redução do valor da fatura de eletricidade e para promoção do conforto térmico das habitações;
  • Informação e apoio em questões de arrendamento, condomínio e direitos dos consumidores na habitação;
  • Sessões de sensibilização sobre diversas temáticas (como poupar energia, arrendamento, condomínio)

Ao contratar o BHE, o município reforça o seu compromisso com a transição energética, com a promoção do direito à habitação e com a qualidade de vida dos seus munícipes.

Para mais informações sobre o modelo de parceria e condições de adesão, contacte a DECO através de decoregioes@deco.pt

Sim. O Balcão de Habitação e Energia promovido pela DECO está alinhado com as políticas europeias e nacionais de combate à pobreza energética e apoio à transição energética e através das suas atividades cumpre todos os requisitos exigidos pelo despacho que regula a criação e o funcionamento dos Espaços Cidadão Energia.

Sim. Através da parceria com a DECO, a autarquia disponibiliza todos os serviços do Balcão de forma gratuita aos seus munícipes/fregueses.

O Balcão de Habitação e Energia permite apoiar os consumidores do seu território a encontrar a oferta habitacional que mais se adequa ao seu perfil e prestar-lhes toda a informação que precisam relativamente à compra ou arrendamento de casa e condomínio, sem esquecer o apoio na candidatura a programas de alojamento existentes a nível local e / ou nacional (p. ex. Porta 65).

A DECO presta aconselhamento específico na área de energia para informar e ajudar os consumidores a melhorar a eficiência energética das suas habitações, a reduzir a sua fatura de eletricidade e consumos, a compreender o funcionamento do mercado de energia, bem como em processos de candidatura a programas de eficiência energética (p. ex. Vale Eficiência).

Não. O Balcão de Habitação e Energia, serviço alinhado com a estratégia nacional de combate à pobreza energética funciona independentemente da adesão a outras redes, designadamente, os Espaços Energia.

Caso assim o entenda, a autarquia poderá aderir à Rede de Espaços Energia, sustentada na intervenção do Balcão de Habitação e Energia da DECO que cumpre todos os requisitos para a constituição enquanto espaço energia, e que tem a vantagem adicional de ter uma abrangência de intervenção mais alargada, concretamente, à área da Habitação.

Através do estabelecimento de uma parceria com a DECO a sua autarquia pode abrir localmente um Balcão de Habitação e Energia (BHE) que funciona com apoio diário e presença física regular dos especialistas da Associação. 

Para agendamento de uma reunião ou para mais informações sobre o modelo de parceria e condições de adesão, contacte a DECO através do endereço decoregioes@deco.pt ou do telefone.

Privacy Preference Center