A DECO participou no curso de formação para professores no âmbito do Green Taste, um projeto europeu Erasmus+, de que a Associação é parceira. Esta ação de formação decorreu no Instituto Apicio Colonna Gatti de Anzio e Nettuno, em Itália, nos dias 1 e 2 de outubro, para 21 professores italianos, portugueses e polacos.
O projeto Green Taste promove a educação do consumidor nas escolas, desenvolvendo, testando e incluindo a Educação Digital do Consumidor nos programas de aprendizagem do ensino secundário europeu e nos currículos dos professores. Esta ação de formação de professores permitiu, também, testar e validar um curso de E-Learning de Educação do Consumidor dirigido a alunos do ensino secundário, estimulando mudanças comportamentais, hábitos de consumo e estilos de vida mais sustentáveis.
Green Deal e responsabilidade da escola
Durante as sessões, foi discutida a importância do Pacto Ecológico Europeu e como a Educação do Consumidor nas escolas, enquanto pilares educativos, podem formar gerações de consumidores mais conscientes e prontas a participar ativamente na construção de um futuro sustentável.
Educação dos consumidores: formar cidadãos conscientes
O curso explorou os temas e as metodologias para se promover educação dos consumidores junto dos jovens do ensino secundário. Ensinar os jovens a adotar um comportamento de consumo responsável é dar-lhes as ferramentas necessárias para influenciar positivamente o mercado e, consequentemente, o ambiente. É essencial que os mais novos compreendam as dinâmicas económicas e sociais subjacentes às escolhas de consumo para reduzir o impacte ambiental.
Literacia digital: uma literacia para o futuro
A literacia digital foi outro tema forte explorado durante o curso. Para os jovens ter competências de literacia digital significa não só saber utilizar a tecnologia, mas também compreender as suas implicações éticas e sociais, ser capaz de verificar a veracidade da informação e utilizar da melhor forma as ferramentas digitais para uma educação inclusiva.
Um caminho para a Europa
Os professores que participaram nesta formação contam com novas competências e uma sensibilidade renovada para os temas abordados, possibilitando, assim, a mudança junto dos seus alunos. Sensibilizar a comunidade educativa para estas questões é uma oportunidade para construir um futuro mais sustentável, informado e inclusivo para as gerações vindouras.
Consumer & Digital Education innovating school curricula and sustainable habits
Parceiros do projeto: I.I.S. Apicio Colonna Gatti (Italy), Pagella Politica (Italy), DECO (Portugal), Agrupamento de Escolas de Santo André Barreiro (Portugal), INCOMA (Spain),
Association for Development of Municipality of Żychlin (Poland)e School Complex No 6 (Poland)
Para mais informação, fale com a nossa equipa através do email decojovem@deco.pt
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.