Com a transformação digital do setor bancário, verifica-se a alteração da relação dos clientes bancários que migram das tradicionais agências para os canais digitais. Hoje abrir uma simples conta à ordem é um processo realizado em poucos minutos através do smartphone.
Em Portugal, o número de clientes digitais continua a crescer, representando quase dois terços do total de clientes dos maiores bancos nacionais.

 

Nos últimos anos a forma como os consumidores se relacionam com a Banca alterou-se profundamente.  O serviço bancário, até há pouco tempo,  era prestado aos consumidores numa agência, promovendo relações de grande proximidade entre o consumidor e o gestor da sucursal. Porém, a comodidade, a rapidez e até a simplificação de processos que a banca digital trouxe ao quotidiano do consumidor conquistou a sua preferência.

 

Essas vantagens têm sido muito publicitadas pelos bancos que, inclusivamente, aperfeiçoam as suas ofertas para responder às necessidades de cada cliente. Saber mais sobre as plataformas digitais e conhecer os desafios que se colocam ao consumidor, bem como as cautelas que este deve tomar é crucial para que a banca digital seja efetivamente o serviço bancário que todos ambicionamos.

 

A DECO sugere-lhe que consulte o portal do cliente bancário, gerido pelo Banco de Portugal. Entretanto assista à nossa À CONVERSA C/ Francisca Guedes de Oliveira, Administradora do BdP, um vídeo que integra o projecto da DECO Sobreviver à Crise, com o apoio do Fundo do Consumidor. 

 

 

Para mais esclarecimentos, conte com a equipa da DECO através do contacto telefónico 213 710 238 e do email deco@deco.pt