Para fomentar a criação e a inovação é preciso apoiar e reconhecer os autores, os criadores e inventores e respeitar a propriedade intelectual. Esta é uma das mensagens que a DECO transmite aos consumidores, lembrando também que a pirataria e a contrafação têm consequências na proteção dos seus direitos.
O uso de fontes e conteúdos ilegais e a contrafação são, muitas vezes, os motivos para o surgimento de medicamentos contrafeitos que são prejudiciais à nossa saúde, para que artistas não sejam reconhecidos que não consigam sobreviver do seu trabalho ou até para a existência de brinquedos perigosos para as crianças. O EUIPO (Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia) estima que, na União Europeia, a contrafação representa a perda de 671.000 postos de trabalho e 15 mil milhões de euros em receitas fiscais e que as cópias ilegais custam 2.155 empregos diretos e indiretos.
Precisamente porque numa sociedade digital como a nossa, o conhecimento e a criatividade são os grandes motores da inovação, da criação de novos projetos e negócios e do desenvolvimento social e económico, a DECO tem apostado em abordagens educativas inovadoras para sensibilizar e informar os consumidores para fazerem escolhas que respeitem a propriedade intelectual.
O projeto BrainIdeas 2.0 está agora a ser desenvolvido no âmbito da DECOJovem – programa educativo da DECO para as escolas e inclui um jogo online, que qualquer pessoa pode jogar e onde até 4 equipas podem concorrer entre si e testar os seus conhecimentos sobre propriedade intelectual.
Dirigido principalmente a escolas, este projeto interessa aos jovens e aos menos jovens, famílias e grupos de amigo, que queiram aprender sobre a importância da propriedade intelectual para o reconhecimento e justa remuneração dos autores, criadores e inventores.
As escolas podem ainda participar nas atividades em curso: dinamização de sessões em salas de aula para alunos do 2º e 3º ciclo e conferências para futuros professores sobre como levar a Propriedade Intelectual para a sala de aula.
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