A DECO e a MultiOpticas reuniram com a finalidade de esclarecer a campanha publicitária da empresa que motivou uma denúncia junto da Direção-Geral do Consumidor e com vista a serem estabelecidos canais de contacto entre as duas entidades que permitam a prevenção de conflitos, uma melhor proteção dos direitos e interesses dos consumidores e a resolução célere das reclamações.
Com esta reunião, foi possível às duas entidades estabelecerem canais de comunicação que permitam uma mais ágil e célere relação entre as partes, tendo em vista a proteção dos direitos e legítimos interesses dos consumidores e a prevenção e resolução de reclamações, num esforço conjunto e construtivo, de reforço da transparência e proteção dos consumidores.
A DECO havia efetuado uma denúncia relativa a uma campanha que constava do site MultiOpticas na qual a empresa anunciava conceder um desconto de 10% na compra online de todas as lentes de contacto, anúncio que era depois contrariado pela exclusão de quatro marcas do âmbito da referida campanha, razão porque a DECO entendeu que esta publicidade era suscetível de induzir os consumidores em erro quanto às suas concretas vantagens e, por essa razão, enganosa.
A MultiOpticas veio esclarecer a ocorrência de um lapso na informação divulgada que teria ocorrido em virtude de, anteriormente à campanha em causa, ter vigorado uma outra campanha semelhante (em que, de facto, essas marcas de lentes se encontravam excluídas) tendo, por lapso, transposto a informação de exclusão de certas marcas que vigorava nessa campanha. A empresa informou ainda que a campanha denunciada não pretendia excluir quaisquer marcas e que, de facto, todas as lentes compradas online, durante a campanha, tinham sido abrangidas pelo desconto. A DECO não recebeu, até à data, reclamações de consumidores em sentido contrário.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.