Assista às Conferências Brain IDeas 2.0
O projeto Brain Ideas 2.0 promove a sensibilização de alunos para a importância de respeitar e reconhecer a propriedade intelectual, com um jogo de tabuleiro online e um site informativo. Depois da formação a professores e sessões em escolas, iniciámos um clico de conferências para professores e futuros professores.
No âmbito do Projeto Brain IDeas, que conta com o apoio do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia – EUIPO, a DECO está a promover um ciclo de 8 conferências em Escolas Superiores de Educação, dirigidas aos estudantes de educação e futuros professores, com o objetivo de os sensibilizar para a importância de Propriedade Intelectual ensinar esta temática a crianças e jovens.
Até ao momento, foram já realizadas 3 conferências com mais de 300 participantes do Instituto Politécnico de Leira, da Escola Superior de Educação de Santarém, do Instituto de Educação da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico da Guarda.
Ainda vai a tempo de se inscrever nas próximas conferências, dia 14 de abril, às 14h30, com a Universidade da Madeira e dia 16 de abril, às 14h30 com a Escola Superior de Educação e, Instituto Politécnico de Bragança. Mas fique atento, haverá mais. Saiba mais em www.decojovem.pt.
Nestes eventos são abordados cinco grandes temas – direitos de autor, propriedade industrial, pirataria, contrafação e fontes legais, discutindo que atividades e abordagens educativas são as adequadas para motivar os alunos a terem comportamentos respeitadores dos direitos de autor e da propriedade industrial. Serão também apresentados os recursos educativos produzidos pela DECO – site informativo e jogo de tabuleiro interativo.
As conferências contam com a participação da revista educativa Fórum Estudante na moderação e com a presença de especialistas da DECO, mas também do INPI e do IGAC, que partilharão as suas perspetivas sobre este tema. Dinamizadas online, as conferências contam com a participação ativa do público com debate aberto e outras dinâmicas.
Ainda vai a tempo de participar, basta entrar em contacto para decojovem@deco.pt.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.