O Sitestar.pt, uma parceria da DECO com a .PT, comemora a 10ª edição, alargando o seu objetivo de desenvolver as competências digitais dos jovens consumidores, tanto a nível geográfico, já que está, também, aberta a organizações ou entidades que desenvolvem projetos em contexto de educação informal nos países de língua oficial portuguesa, como de novas categorias de trabalho.
A importância da literacia digital nos jovens
Defendemos que os jovens devem ter uma participação mais ativa na internet, não só como utilizadores, mas como exploradores e criadores de conteúdos. Assim, o Sitestar.pt pretende promover o desenvolvimento das suas competências digitais, incentivando estes consumidores a construir sites com conteúdos das suas áreas de interesse, procurando cumprir uma cidadania + ativa e + inclusiva.
A 10ª edição do Sitestar.pt apresenta novidades para o ano letivo 2022/23
Este ano letivo a iniciativa está aberta, não apenas, a estabelecimentos de ensino públicos e privados de Portugal Continental e Regiões Autónomas, mas, também, a organizações ou entidades que desenvolvem projetos em contexto de educação informal, desde que aderentes à rede DECOJovem e a escolas portuguesas, em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Macau e Timor-Leste.
Para dar oportunidade aos jovens consumidores de explorarem outras áreas de interesse, este desafio conta com mais uma categoria de trabalho. Deste modo, podem participar jovens com idades entre os 13 e os 18 anos, organizados em dois escalões etários:
Escalão 1 – Alunos entre os 13 e os 15 anos e/ou a frequentar o 8º e 9º ano letivos.
Escalão 2 – Alunos entre os 15 e os 18 anos a frequentar o ensino secundário regular, profissional e de aprendizagem.
As equipas do escalão 1 podem desenvolver e criar sites sobre diferentes temáticas do consumo:
– Alimentação saudável para todos;
– Gerir bem o dinheiro;
– Para um consumo sustentável;
– Os meus direitos.
No que concerne ao escalão 2, os alunos poderão desenvolver sites sobre atividades e projetos e que se enquadrem dentro das seguintes categorias:
– Categoria 1 | Escola mais Digital – criação de sites sobre os diferentes saberes, experiências e trabalhos realizados em contexto escolar com a participação dos alunos (saber mais em sitestar.pt);
– Categoria 2 | Faz a Diferença – criação de sites que divulguem iniciativas de voluntariado e inclusão social onde os jovens se encontrem envolvidos e desenvolvidos a partir da Escola ou na sua comunidade (saber mais em sitestar.pt);
– Categoria 3 | Jovens com Talento – criação de sites dedicados à expressão artística (música, teatro, pintura, etc.), assim como atividades desportivas nas quais os jovens participem e que pretendam promover (saber mais em sitestar.pt);
– Categoria 4 | Escola + Sustentável – criação de sites que promovam o aumento de conhecimento deste tema na comunidade educativa (saber mais em sitestar.pt).
Atenção aos prazos de inscrição
A inscrição e submissão da ficha de proposta de site pode ser feita até dia 16 de dezembro de 2022. Posteriormente, será lançada a lista de selecionados, a quem serão oferecidas as ferramentas (voucher 3 em 1) para a construção do site.
Quer saber mais sobre esta iniciativa ou sobre a DECOJovem?
É professor ou pai e está interessado em saber mais? A DECOJovem é o nosso programa de Educação do Consumidor dirigido a todas as escolas e a todos os níveis de ensino, interessadas na formação de jovens consumidores informados, conscientes e responsáveis. No âmbito da Educação para a Cidadania, desenvolvemos diversos projetos e iniciativas de Educação do Consumidor, dotando os jovens consumidores de conhecimentos sobre os seus direitos e as diversas problemáticas associadas a esta área e permitindo-lhes a aquisição e desenvolvimento de competências para decidirem de forma crítica.
A DECOJovem procura capacitar as futuras gerações para que se tornem mais participativas na construção de uma sociedade sustentável. Saiba mais sobre esta ou outras iniciativas em www.decojovem.pt ou entre em contacto através do endereço eletrónico decojovem@deco.pt.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.