Promover as competências digitais dos mais novos é promover a segurança na internet e a participação mais ativa na sociedade digital.
O projeto Sitestar.pt, com o apoio do .PT, vai já na sua 9ª edição com o objetivo de promover a literacia digital dos mais novos. A DECOJovem fortalece, assim, a criatividade, o sentido crítico, a inclusão, a participação e o trabalho em equipa. É nas escolas que tudo acontece – os alunos, em equipas, fazem os sites próprios sites em domínio .pt para divulgar os seus projetos, podendo ainda ganhar prémios fantásticos.
A iniciativa Sitestar.pt já envolveu mais de 5.500 alunos na construção de 530 sites sobre as suas escolas, sobre os seus grupos, projetos e atividades. Ao mesmo tempo que aprenderam a fazer sites e a trabalhar em equipa, são promotores de projetos e criadores de conteúdos digitais.
Os nossos jovens preparam-se assim para uma sociedade digital. Ao criarem os seus sites aprendem a planear os seus projetos, a trabalhar em equipa, a criar conteúdos escritos e audiovisuais, a respeitar os direitos de autor, a promover as suas ideias e a terem um sentido crítico que lhes permite navegar em segurança e com confiança na internet, em tempos de excesso de informação e muita desinformação.
As equipa têm até 14 de dezembro para formar e pedir a um professor para inscrever a sua proposta de projeto numa das categorias:
- Escalão 1: dirigido a alunos entre os 13 e os 15 anos e/ou a frequentar o 8º e 9º ano letivos com propostas de site sobre temas na área do consumo e proteção dos consumidores.
- Escalão 2: dirigido a alunos entre os 15 e os 18 anos e/ou a frequentar o ensino secundário regular, profissional e de aprendizagem e de projetos de competências de inclusão social com propostas de site numa das seguintes categorias: (a) Escola mais Digital, (b) Faz a diferença! e (c) Jovens com Talento.
Serão selecionadas 160 propostas de sites que receberão grátis um voucher 3 em 1, válido para 1 ano, e que integra as ferramentas necessárias para a construção do site – domínio para o site em .pt, ferramenta para a construção do site e respetivo alojamento e caixas de correio eletrónico.
Os melhores sites serão selecionados por um júri e serão atribuídos 3 prémios por escalão/categoria – um computador para o 1º lugar, drone para o 2º lugar e colunas de som para o 3º lugar. Os professores que inscreverem e apoiaram as equipas premiadas terão também direito a um prémio.
São parceiros deste projeto a Direção Geral de Educação, a Direção Geral do Consumidor, o IGAC – Inspeção Geral das Atividades Culturais, o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o PNL 2027- Plano Nacional de Leitura 2027 e a RBE – Rede de Bibliotecas Escolares, a ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática e o Centro Internet Segura.
Podem participar todas as escolas de Portugal Continental e Regiões Autónomas, bem como organizações ou entidades que desenvolvem projetos em contexto de educação informal que envolvam os jovens, desde que façam parte da rede DECOJovem. Mais informação em: www.sitestar.pt ou decojovem@deco.pt.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.