No dia 12 de fevereiro, no edifício Barra Barra, sede do .PT, a DECO comemorou o seu 50º aniversário.
O evento, que contou com a presença de fundadores, antigos dirigentes, membros da direção, entidades oficiais, parceiros e equipas, foi um encontro emotivo e com os olhos postos nos futuros desafios do movimento de defesa do consumidor.
O programa contou com as intervenções da anfitriã, Luísa Ribeiro Lopes, Presidente do Conselho Diretivo do .PT e diretora da DECO, de Luís Silveira Rodrigues, Presidente da Direção da DECO e de Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.
“Que seja possível, nos próximos 50 anos, (a DECO) continuar este magnífico trabalho de formar, informar e representar-nos a todas e a todos”
A Presidente do Conselho Diretivo do .PT, Luísa Ribeiro Lopes relembrou que este aniversário marca uma história de conquistas e sucessos alcançados pela DECO, mas que são partilhados por todos os consumidores. Para continuar a defender e apoiar os cidadãos, a DECO está já a reinventar-se e a adaptar-se aos novos problemas do consumo.
“São as aprendizagens, de quando falhámos, e as avaliações, feitas quando tivemos sucesso, que fazem da DECO a organização sólida e combativa que temos hoje”
O Presidente da DECO, Luís Silveira Rodrigues, elogiou o papel de todos aqueles que ajudaram, e ajudam, a Associação a criar alicerces, a crescer e a estar lado-a-lado com os consumidores.
Ao longo destes 50 anos, a DECO esteve sempre do lado da inovação e onde o consumidor precisou dela. Nos próximos 50, sejam quais forem os desafios que se vierem a colocar a DECO estará sempre na linha da frente, dialogando, propondo iniciativas e soluções, litigando sempre que se revele necessário.
“Quando o cidadão comum pensa em defesa do consumidor, a palavra que lhe vem à mente é DECO”
O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, destacou o papel de proximidade da DECO aos conflitos enfrentados pelos consumidores, salientando a credibilidade e competência reveladas em todas as suas atividades e iniciativas. Estas características têm sido, em grande parte, as responsáveis pela notoriedade da Associação.
Nos próximos 50 anos, a DECO tudo fará para defender os direitos dos consumidores perante os novos desafios. Continuaremos consigo, próximos e atentos aos seus problemas, ouvindo a sociedade e respondendo às suas reivindicações.
Venham mais 50! A DECO estará sempre consigo!
Assista ao vídeo:
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.