A DECO e a Junta de Freguesia do Caniço celebram, no dia de 2 de fevereiro, um protocolo de colaboração para apoiar todos os consumidores fregueses.
A DECO Madeira está agora mais próxima dos consumidores da Região Autónoma da Madeira procurando entusiasticamente fazer a diferença nas suas vidas!
A celebração desta colaboração reforça a Rede de Parceiros DECO, pretendendo não só ajudar os fregueses do Caniço que enfrentam problemas financeiros, mas também capacitá-los através da realização de sessões informativas, em diversas temáticas de consumo, como: finanças pessoais em tempos de crise, combate à pobreza energética e comer bem é mais barato.
Para além destas ações, os Consumidores do Caniço podem ainda contar com apoio personalizado, confidencial e próximo da DECO a nível de aconselhamento financeiro em matérias de sobre-endividamento e orientação na gestão das suas finanças pessoais. Ao analisar a situação específica do consumidor, a DECO poderá intervir junto das entidades credoras, de forma a efetuar uma reestruturação das dívidas e encontrar formas práticas que permitam ao consumidor cumprir com as suas obrigações financeiras.
Esta parceria permite ainda cumprir um dos principais objetivos da DECO: reforçar a informação financeira ao consumidor, considerando que a capacitação e informação das famílias é o caminho certo para uma melhor compreensão e avaliação das vantagens e riscos dos diferentes produtos financeiros disponíveis no mercado.
Com este protocolo, a DECO Madeira e a Junta de Freguesia do Caniço pretendem reforçar a proteção dos consumidores da região e melhorar a sua qualidade de vida, caminhando lado a lado com as suas emergentes necessidades.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.