A Associação recebeu 965 contactos, nos primeiros 8 meses de 2021, de consumidores vítimas de vendas forçadas de bens ou serviços.
Os consumidores seniores são, muitas vezes, aliciados a assinar contratos de compra de produtos e/ou serviços que não necessitam, nem tão pouco conhecem. Esta situação é ainda mais grave porque, em muitas destas vendas estão associados contratos de crédito ao consumo.
Tendo em conta esta realidade, a DECO juntou-se às comemorações do Dia Internacional das Pessoas Idosas, realizando ações SOS Consumidor, de norte a sul do país, para apoiar e informar os consumidores mais vulneráveis, em especial os idosos, para a adoção de comportamentos de segurança, que lhes permita reduzir o risco de se tornarem vítimas de práticas comerciais desleais.
Neste sentido, destacamos as 22 ações SOS Consumidor que estão a decorrer na Madeira e que contam com a parceria da PSP – Polícia de Segurança Pública da Região Autónoma da Madeira. No mês de outubro iremos estar a realizar ações na área de Divisão Policial de Câmara de Lobos e nos meses de novembro e dezembro, nas áreas da Divisão Policial do Funchal e de Machico.
Também, em parceria com Municípios de Chamusca e Entroncamento, realizaram-se 3 ações onde, mais uma vez, alertamos os mais idosos para a importância de identificarem práticas comerciais enganosas, saber que cuidados ter com abordagens porta-a-porta e a proteger-se de vendas agressivas.
Se considera que esta iniciativa poderia ser realizada também junto da sua localidade/comunidade, solicite mais informações através do endereço eletrónico decoforma@deco.pt .
Notícias relacionadas:
Idosos mais informados sobre práticas comerciais desleais
21/10/2024
A DECO realizou uma sessão de sensibilização dirigida mais de 60 idosos sobre práticas comerciais abusivas. Esta iniciativa, intitulada “Informar para Proteger”, decorreu no dia 11 de outubro, no Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota, tratando-se de uma parceria com o Serviço Municipal de Informação ao Consumidor de Alenquer, a Proteção Civil, a Ação Social da Autarquia e a GNR.
Green TASTE: ação de formação para professores
10/10/2024
A DECO participou no curso de formação para professores no âmbito do Green Taste, um projeto europeu Erasmus+, de que a Associação é parceira. Esta ação de formação decorreu no Instituto Apicio Colonna Gatti de Anzio e Nettuno, em Itália, nos dias 1 e 2 de outubro, para 21 professores italianos, portugueses e polacos.
DECO apela à alteração da lei das linhas telefónicas de contacto
04/10/2024
A DECO defende que a informação prestada ao consumidor sobre as linhas telefónicas gratuitas para contactar os fornecedores e prestadores de serviço deve estar disponível de forma clara e acessível. Considera, também, que as coimas devem ser mais pesadas sempre que esse dever de informação não seja cumprido.