A Associação recebeu 965 contactos, nos primeiros 8 meses de 2021, de consumidores vítimas de vendas forçadas de bens ou serviços.

Os consumidores seniores são, muitas vezes, aliciados a assinar contratos de compra de produtos e/ou serviços que não necessitam, nem tão pouco conhecem. Esta situação é ainda mais grave porque, em muitas destas vendas estão associados contratos de crédito ao consumo.

 

Tendo em conta esta realidade, a DECO juntou-se às comemorações do Dia Internacional das Pessoas Idosas, realizando ações SOS Consumidor, de norte a sul do país, para apoiar e informar os consumidores mais vulneráveis, em especial os idosos, para a adoção de comportamentos de segurança, que lhes permita reduzir o risco de se tornarem vítimas de práticas comerciais desleais.

 

Neste sentido, destacamos as 22 ações SOS Consumidor que estão a decorrer na Madeira e que contam com a parceria da PSP – Polícia de Segurança Pública da Região Autónoma da Madeira. No mês de outubro iremos estar a realizar ações na área de Divisão Policial de Câmara de Lobos e nos meses de novembro e dezembro, nas áreas da Divisão Policial do Funchal e de Machico.

 

Também, em parceria com Municípios de Chamusca e Entroncamento, realizaram-se 3 ações onde, mais uma vez, alertamos os mais idosos para a importância de identificarem práticas comerciais enganosas,  saber que cuidados ter com abordagens porta-a-porta e a proteger-se de vendas agressivas.

 

Se considera que esta iniciativa poderia ser realizada também junto da sua localidade/comunidade, solicite mais informações através do endereço eletrónico decoforma@deco.pt .