A DECO realizou uma sessão de sensibilização dirigida mais de 60 idosos sobre práticas comerciais abusivas. Esta iniciativa, intitulada “Informar para Proteger”, decorreu no dia 11 de outubro, no Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota, tratando-se de uma parceria com o Serviço Municipal de Informação ao Consumidor de Alenquer, a Proteção Civil, a Ação Social da Autarquia e a GNR.
Com o objetivo primeiro de sensibilizar os participantes para os riscos associados às vendas comerciais desleais, a sessão enfatizou a importância de estar atento e bem informado, cobrindo os tópicos:
- Como identificar práticas comerciais enganosas?
- Que cuidados ter com abordagens porta-a-porta?
- Como proteger-se de vendas agressivas?
- Quais são os seus direitos?
O evento contou com a presença do Vereador Paulo Franco que sublinhou a relevância desta iniciativa para a proteção da população mais vulnerável. A sessão encerrou com um lanche convívio para todos os participantes que, assim, tiveram a oportunidade de partilhar experiências e reforçar laços comunitários.
Nos próximos seis meses, a DECO realizará iniciativas mensais semelhantes em várias freguesias do concelho de Alenquer. A próxima sessão está já agendada para o dia 8 de novembro, na freguesia de Olhalvo.
Estas ações de esclarecimento inserem-se no protocolo estabelecido entre a DECO e o Município de Alenquer, refletindo um compromisso contínuo com a proteção e o bem-estar da população da região!
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.