Com o mote “O Consumidor no Centro das Políticas Públicas Locais”, a DECO anunciará em cerimónia agendada para o próximo dia 19 de março, pelas 14h15, na Porto Business School os municípios mais amigos do consumidor em 2023.
Os vencedores do Prémio MUNICÍPIO AMIGO DO CONSUMIDOR 2023, lançado pela DECO para distinguir projetos e medidas com relevante impacto social, desenvolvidos pelas autarquias para facilitar o dia a dia dos consumidores, serão revelados nesse evento.
Integrada nas comemorações dos 50 anos da DECO, a iniciativa contará, ainda, com uma Mesa Redonda com a participação de convidados especiais, que nos trarão uma visão contemporânea e holística sobre os desafios atuais dos cidadãos e para os quais as autarquias são chamadas a apresentar soluções. Pretende-se, assim, colocar “O Consumidor no centro das Políticas Públicas Locais”. Serão convidados:
- Álvaro Santos, consultor na área da reabilitação urbana, com uma experiência multifacetada no desenvolvimento local e regional e co-autor do livro “Políticas Locais de Habitação”;
- Paula Teles, especialista em planeamento urbano e gestão da mobilidade, com trabalho pioneiro no âmbito da mobilidade urbana inclusiva;
- Miguel Macias Sequeira, investigador na área da energia e do ambiente, que está a desenvolver abordagens para o envolvimento ativo dos cidadãos na transição energética justa à escala local.
Junte-se a nós neste evento de reflexão e de celebração do trabalho dos municípios portugueses em prol da defesa do consumidor. Participe e assista em primeira mão à Apresentação da Edição 2024 do Prémio Município Amigo do Consumidor, evento comemorativo dos 50 anos da DECO.
O programa completo poderá ser consultado aqui:
As inscrições já se encontram abertas e devem ser efetuadas através deste LINK.
Contamos consigo!
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.