Na sequência de uma denúncia apresentada em 2023 pela DECO ao Ministério Público, o Tribunal Judicial da Comarca da Maia declarou nula a cláusula do contrato do Cartão Universo.

 

A referida cláusula responsabilizava integralmente o consumidor por operações de pagamento online realizadas sem recurso ao “cartão virtual”, disponibilizado pela entidade emissora do Cartão Universo.

 

Na decisão, posteriormente confirmada pelo Tribunal da Relação do Porto, o Tribunal considerou que esta cláusula contrariava o princípio da boa-fé e colocava também o consumidor numa posição de desequilíbrio contratual.

 

Com esta decisão, a Universo fica obrigada a eliminar a cláusula dos seus contratos e a divulgar publicamente esta sentença, assegurando a informação e proteção de todos os que utilizam este cartão.

 

Esta vitória reforça a proteção dos direitos dos consumidores, contribuindo para a prevenção, a eliminação de práticas contratuais lesivas e o equilíbrio e segurança na relação contratual.

 

Como a melhor defesa é a prevenção, partilhamos algumas boas práticas para evitar comportamentos de risco e salvaguardar-se de fraudes informáticas:

  • Nunca partilhe códigos ou dados bancários com terceiros, mesmo que pareça ser um contacto do seu banco.
  • Confirme sempre o remetente antes de clicar em links ou abrir anexos em e-mails ou mensagens.
  • Desconfie de mensagens ou telefonemas urgentes em que se solicitam dados pessoais.
  • Utilize o “cartão virtual” ou métodos de pagamento semelhantes, para compras online, limitando o valor.
  • Active as notificações bancárias por SMS ou app para ser alertado de movimentos na sua conta em tempo real.
  • Verifique regularmente os extratos bancários e comunique de imediato qualquer operação suspeita à sua instituição financeira.
  • Evite redes Wi-Fi públicas para aceder ao homebanking ou realizar pagamentos.
  • Mantenha o antivírus e o sistema operativo atualizados, protegendo o seu dispositivo de Mallware.

 

Caso tenha alguma dúvida ou necessite de apoio, contacte a nossa equipa: deco@deco.pt, 21 371 02 00 ou Whatsapp ‪+351 966 449 110.

Notícias relacionadas:

A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos

Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que,  logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.

Ler mais

Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas

O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.

Ler mais

Privacy Preference Center