Casas com Boa Energia é uma série de webinares com entrevistas a especialistas para esclarecer os consumidores sobre as principais questões de eficiência energética e de poupança na fatura da eletricidade.
Nesta 1.ª edição, estivemos à conversa com Tânia Martins, arquiteta e fundadora da homestories, sobre a importância do isolamento térmico das casas. Junte-se à nossa comunidade on-line e venha também conversar connosco.
Cerca de 90% do nosso tempo é passado no interior de edifícios, quer seja em casa ou no local de trabalho, pelo que é importante ter um ambiente interior que nos ofereça bem-estar, cumprindo os requisitos de conforto térmico e acústico, qualidade do ar e eficiência energética. Portanto, investir numa casa confortável não só melhora a qualidade de vida, como também promove a boa saúde, o equilíbrio emocional e o convívio harmonioso entre os membros da família.
É possível melhorar o conforto térmico das casas com um isolamento térmico bom e eficiente, que limite as perdas e trocas de calor do interior com o exterior da casa. As portas e janelas representam cerca de 20% das perdas de calor e as paredes e divisórias entre 25% a 30%. As coberturas podem também causar perdas de calor acima de 30%, especialmente no inverno e tornar as casas extremamente quentes no verão. Este desperdício pode obrigar a um aumento do consumo energético, para além de um acréscimo das emissões de CO2.
Para uma informação mais aprofundada sobre este tema, explore a academia de e-learning Eva, nomeadamente o curso Casas Confortáveis, onde poderá conhecer as diferentes medidas para o isolamento da sua casa. Fique a saber como pode ter uma casa mais fresca no verão e mais quente no inverno e os respetivos custos.
Pode, ainda, esclarecer as suas dúvidas com os nossos especialistas na comunidade on-line.
Participe e aumente os seus conhecimentos para reduzir os seus custos de energia.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.