A ERSE condenou a comercializadora Nabalia Energia ao pagamento de coima e à atribuição de compensações aos consumidores lesados pelo incumprimento de regras e deveres de informação, que violaram gravemente os direitos dos consumidores.
A DECO congratula-se com esta decisão que teve origem numa denúncia efetuada pela Associação em agosto de 2021, na sequência de reclamações que nos foram apresentadas pelos consumidores.
Através da análise das reclamações recebidas contra a empresa comercializadora Nabalia Energia (registada como Propensa Alternativa, Unipessoal, Lda), a DECO verificou que estavam a ser violadas diversas regras previstas no Regulamento de Relações Comerciais do setor elétrico.
A violação do dever de informação nos contratos de fornecimento de energia elétrica, nas faturas enviadas aos clientes, na informação disponibilizada na página de internet, bem como a existência de várias cláusulas contratuais proibidas por lei, levaram a DECO a apresentar uma denúncia à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos – ERSE.
A DECO congratula-se com este desfecho que condenou a referida empresa por práticas lesivas dos direitos dos consumidores.
Tais como, entre outras:
- O envio de faturas com um prazo limite de pagamento inferior a 10 dias úteis, a contar da data de apresentação da fatura ao consumidor;
- A disponibilização de fichas de informação padronizada cujo conteúdo não se encontrava devidamente preenchido;
- A celebração de contratos de fornecimento de energia elétrica com a contratação de serviços adicionais, sem que tenha explicitado que os serviços adicionais são independentes e não interferem com a prestação do serviço público essencial.
Caso seja alvo deste tipo de práticas não hesite em contactar a nossa Associação, dado que a informação fornecida diariamente pelos consumidores é fundamental para o permanente alerta na prevenção e punição de práticas que violem os direitos dos consumidores.
Informamos ainda que a DECO tem ao seu dispor o Gabinete de Aconselhamento de Energia, que poderá contactar através do email energia@deco.pt ou através do tel.: 213 710 224, e a Academia EVA que disponibiliza quatro cursos online sobre Energia Sustentável; Gerar Consumos; Casa Confortável e Produzir Energia.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.