A MORATÓRIA PRIVADA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BANCOS PARA O CRÉDITO PESSOAL TERMINOU EM JUNHO.

Em junho terminou a moratória privada da APB (Associação Portuguesa de Bancos) para os créditos pessoais, o que vai significar que no mês de julho, muitas famílias vão ter de retomar o pagamento das prestações dos créditos que estavam abrangidos por estas medidas.

Contudo, para muitas famílias as dificuldades financeiras mantém-se.

Se é um consumidor a passar por esta situação, saiba o que pode fazer em 3 passos:

1 – Faça o seu orçamento

Deve começar por fazer o seu orçamento e reavaliar as suas despesas, verifique o saldo mensal disponível e caso seja necessário reajuste ou elimine despesas.

2 – Fale com o seu banco sobre as suas dificuldades

Se o seu orçamento não lhe  permite fazer face às suas responsabilidades creditícia contacte diretamente a instituição credora, expondo de forma clara as suas dificuldades. Este contacto fará com que a instituição o integre no PARI (Plano de Ação para o Risco de Incumprimento), tenha que analisar a sua situação e caso exista viabilidade tem que lhe apresentar  propostas de restruturação de contrato de crédito.

Se está com dificuldades financeiras não deixe acumular as suas dívidas, procure ajuda.

3 – Se não resultar, peça a intervenção da DECO

A DECO presta apoio aos consumidores confrontados com dificuldades financeiras e presta aconselhamento e orientação na gestão das suas finanças pessoais. Saiba mais em gasdeco.net.