A MORATÓRIA PRIVADA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BANCOS PARA O CRÉDITO PESSOAL TERMINOU EM JUNHO.
Em junho terminou a moratória privada da APB (Associação Portuguesa de Bancos) para os créditos pessoais, o que vai significar que no mês de julho, muitas famílias vão ter de retomar o pagamento das prestações dos créditos que estavam abrangidos por estas medidas.
Contudo, para muitas famílias as dificuldades financeiras mantém-se.
Se é um consumidor a passar por esta situação, saiba o que pode fazer em 3 passos:
1 – Faça o seu orçamento
Deve começar por fazer o seu orçamento e reavaliar as suas despesas, verifique o saldo mensal disponível e caso seja necessário reajuste ou elimine despesas.
2 – Fale com o seu banco sobre as suas dificuldades
Se o seu orçamento não lhe permite fazer face às suas responsabilidades creditícia contacte diretamente a instituição credora, expondo de forma clara as suas dificuldades. Este contacto fará com que a instituição o integre no PARI (Plano de Ação para o Risco de Incumprimento), tenha que analisar a sua situação e caso exista viabilidade tem que lhe apresentar propostas de restruturação de contrato de crédito.
Se está com dificuldades financeiras não deixe acumular as suas dívidas, procure ajuda.
3 – Se não resultar, peça a intervenção da DECO
A DECO presta apoio aos consumidores confrontados com dificuldades financeiras e presta aconselhamento e orientação na gestão das suas finanças pessoais. Saiba mais em gasdeco.net.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.