No início de 2024, muitos consumidores viram a sua fatura de energia aumentar devido à subida das tarifas de acesso às redes, aprovadas pela ERSE, não tendo sido feita qualquer explicitação desta alteração e sua repercussão no preço final, por parte de alguns comercializadores.
As tarifas de acesso às redes são fixadas pela ERSE para vigorar entre 1 de janeiro e 31 de dezembro e referem-se à utilização das infraestruturas de redes. Estas tarifas estão incluídas nos preços finais pagos por todos os consumidores, independentemente de estarem no mercado livre ou no mercado regulado. Além do custo com a componente de energia, que depende de cada comercializador para quem está no mercado livre, os consumidores pagam ainda a componente da tarifa de acesso às redes.
Ainda que o aumento do preço final pago pelos consumidores decorra apenas da mera alteração das tarifas de acesso às redes, o Regulamento de Relações Comerciais do setor elétrico prevê que os comercializadores devem explicitar na primeira fatura em que se aplique o aumento qual a alteração introduzida e a sua repercussão no preço final.
A DECO considera, ainda, que deve ficar claro para os consumidores que o preço final da sua fatura de energia aumentou devido ao acréscimo da componente da tarifa de acesso às redes.
Já nas situações em que se verifique também um aumento da componente de energia, os comercializadores devem enviar uma comunicação por escrito com a proposta de alteração das condições contratuais (no caso, o novo preço), com uma antecedência mínima de 30 dias relativamente à data em que as alterações propostas irão vigorar. Nesta situação, o comercializador deve ainda informar o consumidor sobre a possibilidade de recusar as novas condições e optar por contratar com outra empresa.
A DECO está atenta à forma como os comercializadores estão a comunicar esta alteração de preço aos consumidores e já expressou junto da ERSE as suas preocupações quanto à inexistência de qualquer comunicação ou comunicações pouco claras.
A nossa Associação aconselha os consumidores a verificarem se a sua fatura de eletricidade contém informação e explicação sobre a alteração de preço, em virtude do acréscimo das tarifas de acesso às redes e, em caso de dúvida, poderá contactar o nosso Gabinete de Aconselhamento de Energia através do email energia@deco.pt ou através do número 213 710 224.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.